Para as crianças na corrida: divirtam-se!
Marcos Almeida 19/10/2013 05:50

Os pais são os reflexos dos filhos. E isso vale também para as corridas. Quando os pais começam a levar suas crianças para a corrida, é sinal de que elas podem, também, pegar gosto pela prática de exercícios. No entanto, cuidados devem ser tomados.

Quando o assunto são as crianças, desenvolver hábitos é a grande tendência. Estimular a corrida é importante por que as crianças já vão ficar mais saudáveis desde jovens, evitando doenças muito comuns no Brasil.

Comece a mostrar os benefícios da corrida, como a melhora no condicionamento, a manutenção do peso e a prevenção de doenças. Faça as crianças escolherem a corrida e não force nada. Se a corrida for imposição, a criança ficará cada vez mais afastada dela.

Veja as dicas para cada faixa etária:

De 3 a 6 anos: nesta fase, os membros estão terminando sua formação. Devem ser explorados movimentos de todas as formas, de uma maneira livre e lúdica.

De 7 a 10 anos: é a melhor fase para desenvolvimento das habilidades motoras. O treinamento deve ser incorporado de atividades de noção espacial, equilíbrio, ritmo e flexibilidade.

De 11 a 12 anos: É preciso trabalhar a técnica das competições e estimular as crianças a conquistarem objetivos previamente traçados. Começa a plena evolução.

De 12 a 14 anos: Os resultados devem começar a aparecer e, os treinos, serem intensificados. Pense em inscrever a criança em provas de 2 a 3 km.

De 15 a 18 anos: É preciso definir o direcionamento do treinamento e intensificar o ritmo. O atleta precisa ser preparado para ter maior resistência e aprimorar a respiração durante competições.

Acima de 18 anos: Veja que atleta foi formado e intensifique o treinamento. Agora é hora de levar a corrida a sério, definitivamente, ou então, treinar apenas para manter a forma e de maneira amadora.

Mesmo para atletas, a dica é usar a corrida para se divertir. Não exija muito de seus filhos. Lembre-se sempre. Dê motivos para ele gostar da corrida, você já parte na metade do caminho.

Fonte: http://bombinhasrunners.com.br/blog/noticias/como-deve-ser-o-treinamento-de-corrida-para-criancas-e-adolescentes/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS