Fiz por estes dias uma aula de Indoor Cycle - o famoso Spinning - e pude constatar, após longo hiato nesta prática por curtir muito a corrida, que a modalidade é pura aula também de Neurociência - que se define como o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e também suas alterações - proporcionada pelas viagens cerebrais.
Para início de conversa a aula é intensa e com estímulos bem fortes, vindos através de palavras do Professor que é o condutor da desta viagem. As músicas são bem legais e vão ditando o ritmo do pedal. Este professor e sua música nos leva a dar um pouco (ou muito mais) durante o exercício, executando o "pedal" ora com mais força nas pedaladas, ora sendo mais rápido e com uma maior rotação.
Pois bem, com relação a Neurociência, o nosso cérebro trabalha por foco, ou seja, entre a música - que é muito mais prazeirosa - e a dor, proporcionada pelo intenso pedal, nossos neurônios escolhem o que nos dá mais prazer, focando então na agradável música que vai ditando o ritmo da aula e nos motivando a leva-la até o fim.
Daí, talvez, entende-se a superação de atleta visto nos spinners em ação, buscando ser mais rápidos e pedalando com mais força durante quase uma hora. A aula de Indoor Cycle contém uma boa aula de Neurociência. Recomendo!
Msc. Marcos Almeida
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sobre o autor
Marcos Almeida
[email protected]Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.