Bienal vai homenagear José Cândido de Carvalho
Alexandre Bastos 17/10/2013 19:20

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima está preparando a 8ª Bienal do Livro, que acontecerá em maio de 2014. Segundo a presidente, Patrícia Cordeiro, o órgão lançará um livro em homenagem a José Cândido de Carvalho — compilação de textos de diversos nomes da literatura e jornalismo de Campos sobre o autor.

Em agosto deste ano, Patrícia e outros secretários estiveram reunidos com a presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, a fim de tratar parcerias para o evento. "Estamos preparando uma bienal, com grandes nomes da literatura nacional, sem deixar de prestigiar os artistas da terra. Assim como na edição anterior, teremos uma programação para todos os gostos", destaca a presidente.

Reedições  — O gerente do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas, explica que desde o início do governo da Prefeita Rosinha Garotinho foram produzidas  reedições de obras sobre Campos. Entre elas: “Memória Topográfica sobre os Campos dos Goytacazes", do Visconde de Araruama; “Manuscritos de Couto Reis”, em conjunto com o Arquivo do Estado do Rio de Janeiro”; Apontamentos para a História da Capitania de São Tomé", obra de Augusto de Carvalho.  "Até o final deste mandato outras obras de autores campistas serão publicadas, mas relata que algumas estão sujeitas a direito autoral, dependendo de autorização da família e dos herdeiros diretos. Os livros de Alberto Lamego Filho foram reeditados pelo IBGE recentemente".

Em quatro anos foram produzidos cinco livros, através da Superintendência de Igualdade Racial – antiga Fundação Zumbi dos Palmares, sendo o último deles “Quilombo: terra da esperança”, lançado no consulado de Angola no Rio de Janeiro. Em Salvador foi difundido o livro, “O Arquivo Negro de Campos”, que relata a compra e venda de escravos na cidade. Também foi confeccionado o livro com as receitas das mulheres que participaram do curso de culinária afro e o Carukango – O Príncipe dos Escravos.

Fonte: Ascom/FCJOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS