Macaé: Prefeitura garante Porto de R$ 1,5 bilhão até 2017
Alexandre Bastos 07/10/2013 16:45

Do jornal O Debate/Macaé:

Em meio ao momento de análises e prognósticos relativos ao futuro da indústria do petróleo no Estado e no país, o projeto de implantação do novo porto de Macaé, que atrai investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão, ainda segue como uma das principais propostas para o atendimento da demanda offshore, quanto à logística necessária de apoio às unidades de exploração e produção de óleo bruto e do gás natural, registradas na Bacia de Campos.

De olho nas necessidades apontadas pela principal empresa petrolífera em atividade em Macaé, a Petrobras, cuja relação junto à cidade foi ressaltada nesta semana, em meio à celebração dos seus 60 anos, o governo municipal mantém como "prioridade alta" os processos necessários à consolidação do projeto, conhecido como o "Terminal Logístico de Macaé".

Fruto de análises, estudos, concepção e elaboração realizadas ao longo dos últimos três anos, o Terlom, assim como todos os projetos construtivos no país, esbarram na burocracia. Ao passar atualmente pela fase de análises por parte dos órgãos responsáveis pela liberação de licenças e aprovação de projetos, o Terlom precisa ir além da visão política, mantendo o seu foco técnico, fundamental para superar a atual fase.

Porém, ações políticas e administrativas conduzidas pelo governo tornam, a cada dia, mais viável a previsão de início de operação do porto em 2017, prazo máximo apontado extraoficialmente pela Petrobras, para garantir interesse no terminal. "O novo porto de Macaé já é uma realidade. Ele vai ficar pronto em 2017 para atender toda a demanda offshore, da indústria do petróleo. Esse é um ponto fundamental para o nosso governo que tem trabalhado de forma efetiva, junto ao governo do Estado para viabilizar todo esse processo", garantiu o prefeito Dr. Aluízio Júnior (PV).

"Projeto fundamental para a região, para o Estado e para o país" — O prefeito reafirmou que a visão do governo sobre o Terlom é a garantia de atendimento, e de permanência, da indústria do petróleo, não só em Macaé, mas no Norte Fluminense e no estado do Rio de Janeiro. "O porto não é mais um projeto de Macaé. Ele é fundamental para a região, para o Estado e para o país, por ter a sua vocação totalmente voltada à indústria do petróleo. Precisamos atender a demanda do setor para garantir o futuro e a sobrevivência da cidade. Estamos planejando todas as questões necessárias à consolidação do projeto", disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS