PMDB fica com a maior bancada da Alerj
Alexandre Bastos 06/10/2013 19:07

Alvo de uma série de protestos nos últimos meses e com popularidade em baixa, o governador Sérgio Cabral (PMDB) saiu fortalecido na disputa por filiações partidárias que tomou conta do país nos últimos dias. Com oito novas adesões anunciadas pelo próprio partido, o PMDB passará a ser a maior bancada de deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), superando o PSD, líder até então. O partido recebeu adesões de quarto deputados estaduais do PSB. São eles: Marcelo Simão, Rafael do Gordo, Ricardo da Karol e Gustavo Tutuca, licenciado do cargo por ocupar a secretaria de Ciência e Tecnologia.

O PSB, que acaba de anunciar a filiação da ex-senadora e presidenciável Marina Silva, foi o que mais perdeu espaço no Rio diante da intervenção direta do governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional da sigla, para o partido sair da base de apoio ao governador Cabral. Campos afirmou nesta semana que o partido busca independência ao deixar o governo Cabral. O governador comentou sobre o assunto durante a posse do deputado federal Romário como presidente do diretório do Rio.

O PMDB também conseguiu a filiação de dois deputados do PSD (Dica e Fábio Silva), partido do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Os outros dois parlamentares atraído pelo partido de Cabral vieram do PRTB (Waguinho) e do PSC (Coronel Jairo).

O partido tinha 11 deputados estaduais. Perdeu quatro parlamentares, mas como ganhou outros 8, chegou 15 e ficou com a maior bancada da Casa. Antes com a maior representação na Alerj, o PSD, que tinha 12, ficou com 9.

Oficialmente, porém, apenas a deputada Graça Pereira havia comunicado à Alerj sua mudança do PSD para o PRTB, segundo a assessoria da Casa. A mesa diretora da Alerj aguarda os comunicados de troca de partidos até amanhã (07).

Por Marco Antônio Martins, Diana Brito e Paulo Maurício Costa/Folhapress

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS