O que é Treinamento Funcional? - parte 1
Marcos Almeida 02/09/2013 19:16

Por: Prof. Léo Cabral

Podemos perceber que o conceito treinamento funcional está na moda, mas na verdade o grande problema é classificar operacionalmente o que é o treinamento funcional? Treinamento funcional seria um método de treinamento ou é um conceito de treinamento? Será que existe um método específico que pode ser chamado de treinamento funcional? Com exercícios próprios? Ou será que nós tornamos os métodos tradicionais de treinamento, como por exemplo, o treinamento de força, mais funcionais?
Na verdade, o conceito inicial do que deveria ser o treinamento funcional é um pouco diferente do que nós vemos hoje nas academias de ginástica. É diferente, pois a priori, o conceito do treinamento funcional estaria direcionado em proporcionar adaptações na funcionalidade de pessoas que tiveram, por exemplo, um AVC, pessoas portadoras de Síndrome de Down, pessoas que realizaram artroplastia de quadril, pessoas que estão se reabilitando de cirurgia de joelho e, principalmente, em pessoas idosas. Por isso, o conceito inicial de treinamento funcional estaria muito mais relacionado à melhoria ou manutenção da independência funcional dos seus praticantes ao invés de otimizar ganhos de hipertrofia muscular. Nessas condições onde o foco é funcionalidade, o “chamado” treinamento funcional utiliza exercícios que afetam de forma direta ou indireta a realização das atividades diárias. Acredita-se que através do treinamento funcional pessoas idosas possam preservar ao longo do tempo sua capacidade de realizar atividades cotidianas e retardar ao máximo a necessidade de apoio familiar em movimentos simples como o ato de levantar da cadeira.
Por outro lado, é bastante interessante perceber que nos últimos anos o conceito de treinamento funcional ganhou uma abrangência esportiva. O que no passado era comumente explicado como sendo uma preocupação em preservar a especificidade do treinamento agora é, popularmente, chamado de treinamento funcional. Acho até um pouco engraçado, pois no início da minha graduação, no ano de 1997 (tô ficando velho…), cheguei a desenvolver alguns trabalhos que discutiam a importância de tornar as sessões de treinamento para lutadores de jiu jitsu mais específicas, contrariando o conceito da época que o aumento da aptidão dos lutadores estaria relacionado ao treinamento de corrida de longa distância. Lembro-me claramente que durante a minha formação tive discussões conceituais sobre treinamento desportivo com os professores Jairo Porto (ex-preparador físico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol e do Pohang Steelers da Coréia,  São Caetano, atualmente, dirigindo o CETRAF) e Pedro Ivo (Personal Training, professor da Universidade Estácio de Sá e de Diretor Técnico da Moveman), contemporâneos de universidade, sobre como organizar sessões de treino mais específicas para diferentes modalidades esportivas. No entanto, hoje, parece que o sucesso da preparação física das diferentes modalidades esportivas existentes está relacionado à utilização do treinamento funcional. Será que isso é verdade? E a importância do treinamento de potência, do treinamento de resistência, do treinamento de força máxima… como ficam?
Acho que podemos ampliar mais esta discussão sobre o conceito do que é treinamento funcional, todavia, gostaria de contar com sua colaboração, por isso peço que deixe um comentário nesse post sobre o que escrevi acima. Concorda ou não com que eu escrevi ??? Vamos participar !!!
Fonte: aqui!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS