Treinar sozinho ou acompanhado?
Marcos Almeida 20/09/2013 15:28

Este é um post sobre as vantagens e desvantagens de se correr sozinho ou acompanhado, visto que correr com a turminha é muito legal mas pode ser ruim. Hoje, sexta, véspera do treino mais comunitário de todos, o famoso longo de sábado, jogo um pequeno balde de água morna, e não fria,  induzindo todos a uma boa reflexão. Vamos aos fatos.

Vantagens: - Companhia para cumprir metas; - Quanto estiver desanimado, tem um parceiro para treinar; - O tempo parece (somente parece) passar mais rápido; - Nas altas quilometragens, facilita a meta.

Desvantagens: - Difícil percepção do ritmo e pace devido a diminuição do foco; - Também maior dificuldade na percepção da pisada, postura e respiração; - Atrapalha-se ou se é atrapalhado. No 1º caso, isto ocorre se o(s) parceiro(s) tiver um condicionamento superior. E no 2º , inverte-se os papéis se o(s) parceiro(s) tiver um condicionamento inferior; - Furar o seu pace e/ou distância, para mais ou para menos; - Encarar os treinos como uma competição com o(s) próximo(s), prejudicando toda a programação imposta pelo treinador.

Na minha opinião os dois são bem vindos e cada um tem o seu momento, Parece que no item "desvantagem" há maiores ressalvas. Aconselho a começar o treino junto e após o aquecimento, cada um seguir seu rumo.

Tenho a convicção que o treino solitário produz muito benefícios. Não estou falando que temos que abandonar a turmimha, mas sim, aprender a treinar sozinho e acima de tudo, respeitando a planilha. No mais, bons treinos e emoções, sozinhos ou acompanhados!

Msc. Marcos Almeida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS