Carioca rasga o verbo no Blog do Bastos
rafaelvargas 28/09/2013 16:21

Nascido em São Gonçalo, alvinegro ferrenho, devotado homem de família, humorista nato e bom malandro... Essas talvez sejam as particularidades mais evidentes para descrever um dos maiores talentos do humor brasileiro dos últimos tempos. Cria do Rádio e vivendo há 15 anos em São Paulo sem perder o sotaque que lhe rendeu o apelido de ‘Carioca’, Marvio Lucio sabe transitar com rapidez por vários assuntos e não faz a mínima questão de se manter isento ou ser visto como alguém politicamente correto. Nesta entrevista exclusiva concedida ao Blog do Bastos, Marvio bota a cara e rasga o verbo pra falar de política, humor e censura com o mesmo carisma e maestria que usa para fazer suas imitações no programa Pânico na TV.

Blog do Bastos: Hoje em dia, quem tem mais credibilidade junto à população: o político ou o humorista?

Carioca: Eu acho que o humorista. Pra você ter uma ideia, o Palhaço hoje tem mais credibilidade que um político...

Blog: O governo do Estado do RJ se encontra à deriva após uma ‘tsunami’ de escândalos e críticas que sugerem uma possível renúncia estratégica do governador Sérgio Cabral. Qual é a sua avaliação sobre a gestão do Cabral?

Carioca: O cara que descobriu o Brasil e apareceu depois de 500 anos reencarnado no codinome de Sergio... Eu acho que temos que estar atentos a política. Muita gente tem falado que o gigante dormiu e coisa e tal, mas acho que estamos dando um passo importante para este país. Ocupar a rua do cara (Sergio Cabral) foi importante, só que está faltando ocupar a casa do Lula, do Renan Calheiros, Família Sarney. José Dirceu, João Paulo Cunha, dentre outros camaradas... Agora minha avaliação do Cabral eu não tenho precisão, pois estou morando em São Paulo.

Blog: Sobre as manifestações populares e o descontentamento geral que tomaram de assalto as manchetes dos jornais de todo país, você acredita que o ‘gigante' continua acordado?

Carioca: Repito. Foi muito importante! O povo mostrou sua insatisfação com que está aí. O problema é que o povo brasileiro não gosta de política e isso é muito prejudicial a toda sociedade. Se você não liga para um bem seu, você abre uma brecha para que pessoas de má fé tomem conta para tirar vantagem, isso é inerente ao ser humano. Temos que tomar conta do que é nosso. Cobrar cada centavo que pagamos de impostos.

Blog: Após aceitação dos embargos infringentes pela maioria dos ministros, o Supremo Tribunal Federal decidiu realizar um novo julgamento para parte dos crimes pelos quais 12 dos 25 réus do mensalão foram condenados. Você acha que esta decisão gerou uma sensação de impunidade no ar?

Carioca: Obviamente. Fizeram justiça para os injustos e foram injustos com que clama por Justiça, que é o povo brasileiro. O Celso de Mello optou por ser burocrático e técnico. Perdeu a chance de ajudar a mudar o pais. Mostrar pra esses corruptos que a partir de agora quem roubou vai pra cadeia. É uma pena! Só pra você ter uma ideia, o ex ministro chines Bo Xilai foi pego num esquema de corrupção e se salvou da pena de morte, para a prisão perpetua. Ele foi pego em 2011 e, em 2013, já tá na cadeia cumprindo sua pena para a eternidade... Quer dizer, a China quer ser o maior país do mundo, e pra isso é muito rigoroso com os Dirceus de lá...

Blog: Tem feito muito sucesso no Brasil o humor de cara limpa. O cara sobe em um palco, conta histórias, leva a grana do público e vai para casa. Não teria um pouco de semelhança com alguns políticos brasileiros? Qual a melhor apresentação de stand up que você já assistiu feita por um político?

Carioca: Sou a favor do Stand Up! É difícil fazer rir de cara limpa. Acho q os políticos poderiam se limpar para o pobre sorrir. Não com esmola! Estão dando muito dinheiro para o povo. Isso tem um nome: Cabresto. Pra quem não se recorda eu ajudo. Antigamente diziam: não vote no candidato que te dá um saco de arroz ou cesta básica. Acho que o atual governo está distribuindo muito dinheiro. O povo não quer esmola, o povo quer trabalho e educação para seus filhos. Bolsa família do jeito como é feito hoje virou um escracho, pois tem gente demais ganhando sem precisar ou não quer trabalhar. Nunca espere nada de seu país, faça por ele. Eu acredito nisso.

Blog: Garotinho, Crivella, Pezão ou Lindbergh? Quem leva mais vantagem na disputa pela cadeira de Cabral em 2014?

Carioca: Tem outros nomes? Com esses aí não vejo esperança. Agora não se iludam com rosto bonito, ou com conversa fiada. Nessa lista tem essas opções...

Blog: Qual deles renderia uma boa imitação?

Garotinho...

Blog: Você foi militante político quando era mais jovem. Recentemente, declarou que gostaria de voltar a participar mais do ambiente político. Se resolvesse ser candidato em 2014, qual seria a sigla partidária do candidato Marvio Lucio?

Carioca: Por enquanto tô sem vontade. Acho que tenho mais voz sendo humorista do que sendo político. Com certeza iriam me isolar. O esquema é forte! Só a justiça para resolver, não é Celso de Mello????

Blog: Você é um artista dedicado ao estudo para a composição de seus personagens. Já houve alguma personalidade que você tenha se recusado terminantemente de fazer uma imitação?

Carioca: O Jô! pra quem acompanha meu trabalho sabe!

Blog: Quando é possível ver mais bundão: ‘cortando’ para a 18 ou olhando para certos parlamentos?

Carioca: Não tem bundão na política.. Bundão é o povo que só tá levando...

Blog: Alguém já ficou puto com suas imitações? Além do mau humor do Jô Soares, você já sofreu algum tipo de represália?

Carioca: Sempre tem! Mas é melhor não relatar, pois pode dar maiores problemas... Eu ouço cada coisa...

Blog: Uma montagem da consagrada peça de Nelson Rodrigues, 'Bonitinha, mas Ordinária' foi censurada em Campos dos Goytacazes para que a atual prefeita, que é evangélica, não fosse contrariada. Como você enxerga a censura ao trabalho do artista nos dias de hoje?

Carioca: Serio? isso aconteceu com o teatro aí de Campos ? Que atraso... Por que ela não muda da prefeitura para a igreja dela? Vivemos num estado Laico! O teatro é livre! Se essa notícia se espalhar para todo Brasil, ela vai até assistir a peça com prazer...    

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS