Arnaldo Vianna: “Saúde de SJB será exemplo para outras cidades”
Alexandre Bastos 15/09/2013 23:36

Ciente da repercussão após ser anunciado pelo prefeito de São João da Barra, Neco (PMDB), como um reforço na área da Saúde (aqui), o ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna (PDT), enviou e-mail ao blog e comentou sobre a sua missão. “Deixei a Prefeitura de Campos no final de 2004 com quase 90% de aprovação e a Saúde era elogiada por médicos e pacientes. O trabalho ao lado do prefeito Neco e de outros gestores de São João da Barra será a melhor resposta”, diz Arnaldo.

Segundo Arnaldo, não houve saia justa envolvendo a Lei da Ficha Limpa, aprovada em São João da Barra, que poderia ter barrado a sua nomeação. “Não houve nada disso. Na minha opinião, tentaram criar teorias da conspiração para tirar o foco do debate principal, que é a disposição do prefeito Neco em transformar a Saúde de João da Barra em referência e exemplo para outras cidades”, diz o ex-prefeito.

Sobre a sua missão em São João da Barra, Arnaldo listou uma série de ações. “A minha missão será bem ampla. Inicialmente voltada para construir uma politica de Saúde focada principalmente na prevenção das doenças e, para tal, devemos integrar as ações da Saúde com as secretarias Educação, Promoção Social e Obras. Vamos dar uma atenção especial ao saneamento básico, com a terceira idade, com a infância e a juventude, dar apoio a Santa Casa, uma instituição histórica com relevantes serviços prestados e com pessoas sérias e competentes no seu comando. Trata-se de um hospital importante para a saúde preventiva e curativa. Também vamos avaliar todos os postos afim de ofertar melhor atendimento a população. Também iremos implantar o Programa de Saúde do Trabalhador, tanto para os trabalhadores da pesca, como da agropecuária e da área do petróleo, inclusive firmando parcerias para atendimento aos 'queimados' acidentes estes que têm ocorrido em diversas plataformas, sendo que estes pacientes hoje teriam que ser removidos para cidades mais distantes, o que torna a logística para um pronto e adequado atendimento mais complicado. Vamos rever a politica de distribuição de remédios, firmando parcerias com os governos Estadual e Federal. Já estamos trabalhando na implantação de serviço de saúde mental em todos os níveis e, além disso, em parceria com a secretaria estadual de Saúde, pretendemos trazer o Programa Resgate, com o objetivo de resgatar os nossos jovens e a população de rua. Outra meta é desenvolver um eficiente programa da saúde da mulher, dando condições para que o município tenha um serviço de maternidade. Assim, os filhos de SJB vão nascer em sua terra com total segurança. Outra meta é a criação, em parceria com a Policia Militar e Policia Rodoviária Federal, de programas de orientação e prevenção para diminuição dos acidentes de trânsito tanto na área urbana como nas rodovias. Outro trabalho é focado na prevenção do câncer de pele, tendo em vista as atividades pesqueiras e na agropecuária, com forte exposição aos raios solares. O fato de de ter sido convidado para integrar o staff me enche de orgulho, principalmente por ter a oportunidade de implantar um novo modelo de gestão, com a participação da secretaria de Saúde e de todo o governo. Vou trabalhar para que o secretario de Saúde e todo o governo busque o 'Welfare State' em São João da Barra. Estou muito feliz, animado e com muita disposição”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS