Pudim: "Onde está o Beltrame?"
Alexandre Bastos 03/09/2013 16:58
Em seu blog, o deputado estadual Geraldo Pudim (PR) faz duras críticas a política de Segurança do governador Sérgio Cabral (PMDB) e deixa uma pergunta no ar: "Onde stá o Beltrame?" Confira o artigo: Onte está o Beltrame? (Geraldo Pudim)

Semana passada solicitei ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, intervenção federal na investigações do caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo na comunidade da Rocinha. Fundamentei meu pedido em pressupostos legais estabelecidos na Constituição e na lei 10.446/2002 que dispõe sobre os casos de infrações penais de repercussão interestadual e internacional.

Mais do que o anseio da família de Amarildo e da sociedade fluminense em ver o caso solucionado há também questões que vieram à público após a sucessão de trapalhadas da polícia do Rio de Janeiro, sobretudo quando referenciamos essas trapalhadas em policiais das tão propaladas Unidades de Polícia Pacificadora. A bravata maior está no próprio nome que não é aquilo que diz ser.

Aquela conversa de policias treinados, sem ranços da antiga policia, apaziguadores de conflito parece estar ruindo. O que temos visto são denúncias de imposição de toque de recolher, proibição de baile funk e abuso de poder. A UPP, na prática, só transformou a dominação do tráfico em dominação do Estado. As comunidades não foram efetivamente estrumentalizadas com os aparelhos básicos do governo que deveriam dar o mínimo de cidadania como Saúde, Educação, Saneamento Básico e Cultura. Desta forma quem estava alijado do processo público continua vivendo como sempre viveu: a margem.

Ora, se as UPP’s são tão boas assim como falam, porque não dividir esse “ouro” da segurança pública com as outras cidades que compõe o Estado do Rio de Janeiro? Será que é democrático centralizar um programa deste apenas na capital? Será que se esqueceram de considerar a migração dos bandidos para o interior do estado? O que será(de nós)?

Depois de tantas reflexões a pergunta que me resta é: ONDE ESTÁ O BELTRAME?

Esse sim tem muitas explicações a dar, mas como é um dos propensos candidatos do grupo de Sérgio Cabral está sendo blindado. Vamos desentocar o Beltrame para que ele possa dar as devidas explicações. Depois de uma crise como esta, em qualquer Governo sério, já teria sido destituído da pasta.

* Geraldo Pudim - Deputado estadual e vice-presidente estadual do PR.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS