Formentera... o destino do momento...
bethlandim 30/09/2013 16:49

Formentera, a irmã de Ibiza, o destino do momento...

Imagine Ibiza nos anos 70, quando as discotecas e o eletrônico pulsante ainda não haviam tomado conta da mais célebre das ilhas Baleares... Este lugar existe atualmente – claro, com certas adaptações: é Formentera, que representa a memória nostálgica do mood boho relax da Ibiza setentista.

A pequena ilha fica bem pertinho da irmã famosa (são 30 minutos de balsa), tem apenas 19 quilômetros de extensão, praias paradisíacas com água azul-turquesa e habitantes ultrareceptivos até durante a alta temporada. Mas não é só: em Formentera não existe farol, e não é difícil cruzar com os pequenos lagartos verde-esmeralda, residentes numerosos do local. Encontrar wifi não é a tarefa mais fácil do mundo, assim como um supermercado aberto na hora da siesta.

 

A maravilhosa praia de Es Calo e o bar homônimo, point para um killer mojito.

Reciclagem é parte do vocabulário há tempos e o cuidado e o contato com a natureza é inerente ao modo de vida dali. Mas, ao mesmo tempo, há uma boa porção de lojinhas, bares e restaurantes que deixam o local menos inabitado e urbano na medida. Lá é possível relaxar, sem se isolar do mundo, e é essa equação que tem atraído cada vez mais visitantes – Kate Moss bate ponto por lá desde 2007 e Phillipe Starck construiu sua primeira casa no local há 40 anos. Para aproveitar o melhor da ilha, confira uma guia prático:

Fuja do high summer: setembro é o mês perfeito para visitar a ilha.

Os estabelecimentos ainda estão funcionado após a temporada, faz calor, mas menos escaldante, os preços abaixam vertiginosamente e a densidade demográfica também.

Homestay: para aproveitar a ilha "comme il fault", troque o conforto do quarto de hotel por uma das pequenas e charmosas casas postas à disposição por seus proprietários em sites como Airbnb e Homeholidays. Para quem não abre mão do room service, o Gecko Beach Club tem chef com estrelas Michelin e piscina central cujas águas supostamente já refrescaram Leonardo di Caprio e Sienna Miller.

Não importa se você fez parte do último Tour de France: para conhecer bem todos os cantinhos de Formentera, alugue um carro – deixe a bike para passeios mais curtos pela tarde. O Mehari e o Mini Moke são boas pedidas: tem o tamanho perfeito, conforto necessário e charme de sobra para curtir os passeios com os cabelos ao vento.

Al mare: há praias para todos os gostos, das mais badaladas às praticamente desertas. No norte da ilha, dentro de um parque ecológico fechado ficam as paradisíacas praias de Ses Illetes e Llevant, as duas tipo tem-que-conhecer. Bem charmosa com pequenas faixas de areias bem mais privativas, Es Caló pode render uma boa manhã relax para quem topar andar um pouco além do agito dos hotéis à beira-mar. Para quem dispensa a areia e curte uma caminhada antes da água, Punta de La Pedrera tem percurso mais aventureiro: só pode ser acessada a pé e é preciso descer alguns poucos metros de pedras. O visual compensa e dá para mergulhar perto dos rochedos e descobrir uma pequena gruta secreta.

Kate Mossa também dá pinta por lá durante o verão.

A charmosa cidadezinha é cheia de lojinhas locais.

Fica aí uma maravilhosa dica!!!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS