Marcas de tênis mais usados no Ironman
Marcos Almeida 09/08/2013 11:00

Todo ano o IM Brasil recebe “novos triatletas” para se auto desafiarem, além dos que já conhecem como a palma da própria mão os 226km á serem alcançados. E nos 42km finais de prova os triatletas não podem errar na escolha do tênis, sejam profissionais ou amadores.

Os triatletas novos na modalidade e principalmente na distância preferem por segurança não arriscarem em marcas desconhecidas para eles, apostando nas tradicionais. Já os atletas com mais “bagagem”, no decorrer dos anos em treinos e provas, testam novos modelos de marcas consolidadas no maior mercado de triathlon e corrida do mundo, o americano, porém sem  destaque por aqui. Algumas destas marcas como Avia, Brooks, On Running, Zoot, apesar de não terem operações de distribuição no Brasil, podem ser vistas nos pés de muitos corredores e triatletas que conhecem e utilizam, podendo adquirir modelos que são lançamentos ou não, quando viajam ao exterior.

Estabelecendo um comparativo entre 2011 e 2012 no shoe count do Ironman Brasil, há um domínio absoluto de liderança da Asics, bem á frente da Nike e Saucony (2ª e 3ª colocadas respectivamente). Esta enorme vantagem, é em virtude do ótimo trabalho de marketing tanto global quanto aqui no Brasil agregado á qualidade do produto. Talvez uma estratégia de marketing mais agressiva voltada ao triathlon, das marcas que tem operação no Brasil e que figuraram entre as “Top 10” no último IM Brasil, diminuíssem a diferença para a líder Asics, deixando a disputa entre as marcas mais equilibrada.

Este ano trabalhei diretamente no “shoe count” para a Revista Tri Sport que a cada edição do Ironman Brasil realiza o “Ironcount”, fazendo a contagem não só dos tênis, mas de outros equipamentos como marcas de bikes, rodas, óculos, etc.

Em 2013, mais uma vez não houve qualquer surpresa,  e a marca Asics reinou absoluta, com a Saucony ocupando a vice liderança após ficar na 3ª colocação nos últimos 2 anos.  Acredito que se houver um shoe count em uma prova de corrida de rua, seja um 10k, 21k ou uma Maratona como a do Rio de Janeiro, talvez a disputa pela liderança fique entre Asics e Mizuno “quilômetros á frente” das demais marcas com operação no Brasil, como Saucony, Adidas, Nike, New Balance, K-Swiss, Newton, Olympikus, etc. Isso porque o público é de corredores, e novamente, devido ao “agressivo” e bem feito trabalho  de marketing realizado principalmente por Asics e Mizuno.

Shoe Count Ironman Brasil 2013: (Top 10 – Fonte Revista Tri Sport)

1º Ascis______________726

2º Saucony____________175

3º Nike_______________130

4º Adidas_____________114

5º Newton____________113

5º K-Swiss____________113

6º Mizuno______________84

7º Brooks______________75

8º New Balance________46

9º Zoot _______________23

10º Spira______________11

Fonte: aqui, via colaboração do Reinaldo Damiano

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS