Sindicatos planejam manifestações hoje
11/07/2013 09:07

Está prevista para hoje uma greve nacional, em uma onda de mobilizações intitulada “Dia Nacional de Lutas”. Em Campos, o movimento sindical fará um ato em frente à agência da Caixa Econômica Federal, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), com concentração marcada para as 14h. Antes disso, a partir das 7h, de acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Rafanele Pereira, integrantes do movimento estarão percorrendo as ruas da cidade para fechar os bancos. As escolas municipais e estaduais, além de algumas universidades públicas, também foram convocadas a paralisar as atividades. Os petroleiros também pretendem aderir à greve nacional.

A pauta nacional abrange o fim do Projeto de Lei 4330 de 2004 (que dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes); fim do Fator Previdenciário; reajuste digno para os aposentados; jornada semanal de 40 horas de trabalho; mais investimentos em saúde, segurança e educação; transporte público de qualidade; reforma agrária; e fim dos leilões do petróleo.

A organização do ato foi discutida em reunião segunda-feira, que contou com cerca de 130 pessoas. “Diversas frentes sindicais devem participar do ato de amanhã (hoje), como os metalúrgicos, o Siprosep e o Sepe. Em primeiro momento, faremos apenas o ato em frente à Caixa Econômica, mas não descarto a hipótese de haver uma passeata pela cidade”, informou Rafanele.

Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Campos, Roberto Virgílio, a federação da categoria quer que todos os trabalhadores parem das 13h às 17h. “Nós vamos aderir ao movimento nacional, mas ainda iremos decidir até amanhã (hoje) se vamos acatar o que foi definido pela federação ou não”, disse.

Em relação aos petroleiros, o Sindipetro-NF informou que convocou a categoria para comparecer nos atos que acontecerão em Campos, com concentração marcada para as 8h na praça São Salvador, e Macaé, com concentrações simultâneas às 9h, na praça Veríssimo de Mello e na praça Washington Luiz, com encontro às 12h em frente à prefeitura.

 

Educação adere ao ato

Em relação à Educação, os campi Centro, Cabo Frio e Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF) irão parar suas atividades, conforme informou o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), em Campos, Paulo Caxinguelê.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff) noticiou que a categoria aprovou a adesão ao movimento. Já a Associação de Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf) informou que os professores trabalharão normalmente, e que foram convocados a comparecerem à praça São Salvador para ato às 17h.

Já sobre as escolas municipais e estaduais, a coordenadora geral do Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado (Sepe), em Campos, Christine Marcelino, todas as escolas foram convocadas a fechar. “O Sepe também apoia a greve nacional e as escolas não deverão funcionar amanhã (hoje)”.

Mário Sérgio Júnior

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS