Festa São Salvador: capacitação para ambulantes
24/07/2013 09:07

Dando prosseguimento à série de capacitações e treinamentos, a Vigilância Sanitária de Campos (Visa), em parceria com a Postura Municipal, realizou, nesta terça-feira (23), um Curso de Boas Práticas de Alimentos para os ambulantes que vão trabalhar na Festa de São Salvador, padroeiro da cidade. A capacitação abordou o tema Gestão de Segurança e Qualidade Sanitária e foi realizada, gratuitamente, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos.

A coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC-Visa), Vívian Lanunce, além das educadoras sanitárias, Ana Paula Siqueira e Luciana dos Santos Abreu, ministraram o curso, que teve como objetivo orientar e padronizar a forma de trabalho dos ambulantes no município. Eles receberam certificados ao final do curso.

As palestrantes falaram sobre as técnicas específicas para cada tipo de produto comercializado, condições de segurança, controle e monitoramento na manipulação e higienização, normas sanitárias de limpeza para atender o padrão de qualidade dos alimentos entre outros assuntos.

- De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a venda de produtos alimentícios em vias públicas deve atender os seguintes requisitos: utilização de material descartável; manter todos os produtos cobertos; maionese e ketchup devem ser distribuídos em sachê; quem trabalha com o recebimento do dinheiro não deve manipular os alimentos, etc – orientou Vívian.

Fiscalização - De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, para garantir maior tranquilidade à saúde dos moradores e turistas, a Vigilância preparou um esquema de fiscalização especial para atuar na Festa São Salvador, também em parceria com a Postura.

- Durante os dias do evento, inspetores e fiscais dos dois órgãos farão inspeções em bares e barracas, com o objetivo de identificar o cumprimento das normas referentes à comercialização e manipulação dos alimentos e bebidas - garantiu o vice-prefeito.

O gerente da Visa-Campos, Elden Pereira, falou sobre a importância de cada ambulante se interessar e participar das capacitações. “Além de garantir a saúde de seus clientes, o curso possibilita orientação sobre os cuidados que se deve ter com o alimento, desde a sua compra, armazenamento, manipulação e consumo final”, explicou Elden.

Novos estabelecimentos e empresas que queiram aperfeiçoar a mão de obra podem solicitar a realização de cursos, por meio do telefone (22) 2725-0475, pelo email [email protected] ou na sede do órgão, na Rua Silvio Fontoura, 81, Parque João Maria.

Fonte: Secom Campos

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS