Tênis x Emissão de Carbono x Corrida Natural
Marcos Almeida 07/07/2013 16:36

Matéria que saiu na RUNNER'S WORLD sobre artigo publicado no Journal of Cleaner Production, relatando que 1 par de tênis de corrida gera 30 quilos de emissões de dióxido de carbono, equivalente a manter uma lâmpada de 100 watts acesa por uma semana.

Isso pode não soar como uma enorme quantidade de emissões desta substância, mas torna-se significativo quando se considera que, de acordo com o estudo, cerca de 25 bilhões de tênis são vendidos em todo o mundo a cada ano, tendo o incrível número de 34 milhões (!) por dia.

Para produtos de consumo que não necessitam de eletricidade durante o uso, sendo quase que totalmente natural, a intensidade das emissões na fase de fabricação é atípico, observa o estudo. A natureza da montagem é bem complexa. Um único sapato pode conter 65 partes distintas e 360 passos ??para a montagem.

O carbono contribue para a emissão de gases, facilitando o efeito estufa, como mostra a imagem abaixo, podendo ser equilibrada através do plantio de árvores, ou simplesmente, diminuição de determinados consumos.

Parece que os corredores naturais - descalços -, saem mais uma vez na frente, mostrando que esta tendência a cada dia que passa vai ser mais respeitada. Claro que continuaremos a usar este importante acessório, porém, se quisermos ser o mais natural possível, este texto serve como ponto de partida para uma boa reflexão sobre o tema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS