Richards para meninas
Christiano 28/07/2013 16:50

A Richards irá lançar em outubro a sua primeira coleção de moda infantil feminina, para crianças entre 2 e 12 anos. No final do ano passado ela já tinha feito o lançamento da sua primeira coleção de moda infantil masculina.

A história da Richards começou no Rio em 1961, quando Ricardo Dias da Cruz Ferreira, então com 16 anos, criou cintos artesanais para vender em lojas de Ipanema. Ele praticava surfe e caça submarina, modalidade na qual foi campeão mundial. Sua idéia deu certo e ele passou a criar camisetas com frases pop estampadas em silkscreen, pirateadas dos botons mais populares da época.

No início dos anos 70, em Londres, ele descobriu, em uma loja de roupas americanas usadas, o estilo que consagraria sua futura marca. De volta o Brasil, Ricardo abriu no Leblon a Mr. Krishna. Pouco tempo depois, em 1974, ele abriu em Ipanema a primeira loja Richards. Seu conceito próprio de moda masculina casual e refinado foi sucesso imediato.

Depois de abrir muitas lojas próprias, no final da década de 90 a marca aderiu ao sistema de franquias, abrindo unidades em várias cidades do país. Em 2003, a Richards inaugurou a sua primeira loja feminina, em Ipanema, para atender ao público que já representava 47% dos seus consumidores.

A primeira loja no exterior foi inaugurada em 2004, no Algarve, em Portugal. Hoje a Richards está presente em 36 cidades e balneários do Brasil, com 44 lojas próprias e 28 franqueadas, além de possuir comercialização em cerca de 154 lojas multimarcas.

Em 2011, Ricardo, então dono da Companhia de Marcas, proprietária da Richards, Salinas e Bintang, vendeu 100% de sua empresa por R$ 135 milhões para a InBrands, passando a deter 18,6% da própria InBrands e a participar do conselho de administração da holding.

Das três marcas, a mais estratégica para a InBrands era a Richards, que tem forte presença no segmento masculino e atende às classes A e B. A InBrands, fundada por ex-sócios do Banco Pactual, é dona ainda da Ellus, 2nd Floor, Alexandre Herchcovitch, VR, Mandi e Bobstore.

Fontes: Alcelmo Góis, InBrands, Mundo das Marcas, Estadão

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    Christiano Abreu Barbosa

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