ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE: como e quando se utilizar.
mabamestrado
23/07/2013 23:08
Orientação e Mobilidade é a área da educação especial voltada a educação e a reabilitação de pessoas com deficiência visual, sejam por problemas congênitos ou adquiridos. Utiliza-se para isto os sentidos remanescentes, tais como: tato, olfato, audição, percepção vestibular, visão residual, pontos de referência, pistas no decorrer do trajeto, bengala longa, cão guia, mapa Braille, etc.
A Orientação e Mobilidade tem o objetivo de proporcionar ao deficiente visual autonomia na locomoção, auto-confiança, aumento da auto-estima e independência.
O desenvolvimento dessa capacidade de locomover-se com independência e segurança, segue etapas que vão desde situações simples a situações cada vez mais complexas, onde exige do educando uma maior atenção e capacidade de tomar decisões diante de alguns fatos.
O programa de treinamento é divido em várias etapas, que inicialmente são trabalhadas em ambientes internos da instituição. Os aspectos fundamentais nos desenvolvimentos são:
* Cognitivos: Atividades proposta ao aluno para adquirir e concretizar conceitos, a natureza e função dos objetos, solução de problemas, abstração, retenção e transferência.
* Psicomotores: Proporcionar ao aluno experiências que venham desenvolver capacidades perceptivas, movimentos básico-fundamentais, capacidades físicas, destrezas motoras e comunicação não verbal.
* Afetivo-emocional: Ajudar ao aluno aumentar sua auto-confiança, auto-estima, motivação, valores e auto-imagem e também seu inter-relacionamento.
O programa de treinamento é divido em várias etapas, que inicialmente são trabalhadas em ambientes internos da instituição. Os aspectos fundamentais nos desenvolvimentos são:
* Cognitivos: Atividades proposta ao aluno para adquirir e concretizar conceitos, a natureza e função dos objetos, solução de problemas, abstração, retenção e transferência.
* Psicomotores: Proporcionar ao aluno experiências que venham desenvolver capacidades perceptivas, movimentos básico-fundamentais, capacidades físicas, destrezas motoras e comunicação não verbal.
* Afetivo-emocional: Ajudar ao aluno aumentar sua autoconfiança, autoestima, motivação, valores e autoimagem e também seu Inter-relacionamento.
* Treinamento dos sentidos remanescentes:
- Utilização da visão residual da forma mais eficiente, para os portadores de visão subnormal.
- Desenvolvimento de interpretação de pistas e estabelecimento de pontos de referência captados pelos sentidos remanescentes.
Ex: Uma farmácia, o cheiro de remédios lhe informam que está passando por ela. O cheiro é uma pista e a farmácia pode ser um ponto de referência.
- Relação do espaço de ação e com objetos significativos do ambiente pela utilização dos sentidos remanescentes.
* Técnicas com guia vidente:
São técnicas utilizadas com o deficiente visual para o mesmo andar com máxima segurança, quando estiver acompanhado. Observa-se desde a postura correta de segurá-lo, dentre outras, como: Mudança de direção, passagens estreitas, troca de lado, subir e descer escadas, aceitar e recusar ajuda, sentar-se (cadeiras/bancos) e passagens por portas.
* Técnicas de autoproteção:
São técnicas utilizadas pelo aluno, onde o mesmo usa apenas seu corpo como recurso de proteção e segurança. Entre elas temos: Proteção superior, proteção inferior, rastreamento com a mão, enquadramento, tomada de direção, método de pesquisa.
* Técnicas com bengala longa( técnica de hoover ):
Dentre os recursos utilizados pelos deficientes visuais para locomoção, a bengala longa apresenta-se como um dos mais seguros, isto é, quando manipulado corretamente. Para esse manuseio correto da bengala é necessário destreza motora, boa percepção tátil-cinestésico, vivências pré-bengala, conhecimento e manipulação com a bengala para introduzir-se as técnicas que são: Varredura, técnica diagonal (utilizada somente em ambientes internos), ,detecção de objetos, passagem por portas, rastreamento com técnica diagonal, subir e descer escadas, técnicas de toque, técnica de toque e deslize, técnica de deslize, rastreamento com técnica de toque, rastreamento em três pontos.
*Aprimoramento da percepção vestibular: que a parte do equilíbrio motor. Onde o sistema vestibular tem um papel importante, como na manutenção do equilíbrio e etc.