Entendendo melhor a dor (Por Nathália Chalita)
Marcos Almeida 26/06/2013 20:05

Oi Pessoal!!!

Recebi muitos e-mails com várias dúvidas sobre DOR, então achei interessante fazer um bate bola de perguntas e respostas tirando as dúvidas mais freqüentes sobre dores na coluna de forma mais ampla.

Buscando sempre novas tecnologias, acabo de chegar do Congresso Nacional de Reabilitação da Coluna vertebral que aconteceu nos dia 20 e 21 de 2013 em SãoPaulo, e fiquei muito feliz  em saber que nossa cidade está na vanguarda dos tratamentos de reabilitação para  a Coluna Vertebral. Não precisamos mais ir aos grandes centros para buscar o melhor tratamento!

1-Pergunta: O que é dor nas costas?

Resposta: A principal queixa relacionada à coluna lombar é a dor, conhecida também como LOMBALGIA ou LOMBOCIATALGIA. É um processo doloroso que se instala na parte inferior da coluna vertebral. Acometem ambos os sexos e pode variar de uma dor súbita à dor intensa e prolongada, geralmente de curta duração, porém com padrão de recorrência 30% a 60% dos casos. A dor aguda pode durar dois meses, mas a dor crônica pode durar toda uma vida. O paciente refere que sua coluna está travada, ele tem limitação na flexão anterior da coluna, dor e limitações nos primeiros movimentos da manhã

2-Pergunta: Quem mais sofre com a dor lombar?

Resposta: A dor lombar afeta, com maior freqüência, a população em seu período de vida mais produtivo. Sua prevalência cresce após os 25 anos com um pico na faixa entre 45 e 64 anos. Dados populacionais demonstram que cerca de 60 a 80% das pessoas relatam esse incômodo em algum momento da vida, sendo a principal causa de afastamento do trabalho nas pessoas abaixo de 45 anos de idade, a segunda queixa mais freqüente de visitas aos médicos.

3-Pergunta: O que causa a dor nas costas?

Resposta:Resulta de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, execução errada de exercícios. Herança genética e a prática esportiva com movimentos repetitivos.

4-Pergunta: È verdade que ainda hoje as pessoas cuidam mal de sua saúde?

Resposta: Uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor nas costas, não previne e só procura tratamento no auge da dor ou com uma lesão já instalada.

5-Pergunta: Quais são as principais lesões da coluna?

Resposta:A Hérnia de Disco é a principal, Pode ser Lombar ou Cervical, traz muita dor, limitação de movimento, reduz as atividades do dia-a-dia porque pode estar associada à compressão nervosa com irradiação da dor pra glúteos, pernas, pés, além de causar em algumas pessoas dormência no membro e fraqueza muscular. Sintomas muito parecidos com a dor derivada da compressão do nervo ciático. Muito comum também são as desidratações e conseqüente degeneração do disco vertebral, os famosos bicos de papagaio.

6-Pergunta: O que é hérnia de disco?

Resposta: A hérnia de disco é a extrusão da massa do disco intervertebral que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso comprimindo os nervos da coluna causando muita dor.

7-Pergunta: Quais os sintomas DA Hérnia de Disco?

Resposta: Os mais comuns são formigamento, com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para os membros. Também pode ocorrer diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular, falta de força e alteração do equilíbrio.

8-Pergunta: Porque neste caso o tratamento do ITC Vertebral é tão eficaz?

Resposta: O tratamento do ITC Vertebral é tão eficaz, porque descomprime o nervo que esta sendo imprensado e a pessoa volta a ter uma vida norma e o melhor que é SEM CIRURGIA.

9-Pergunta: Uma dúvida muito comum das pessoas é saber se procuram o tratamento quando estão em crise ou se esperam a dor passar para depois se tratar. Como devemos proceder?

Resposta: Pelo contrário o tratamento traz o alívio dos sintomas, da DOR exatamente por fazer uma descompressão das estruturas que estão causando dor. O alongamento muscular promove o relaxamento e em casos de extrema dor temos recursos como o tratamento em conjunto com a ACUPUNTURA, por exemplo.

OBS: É importante que se saiba que a dor é fácil de tirar, mais demorado é tratar a lesão.

10-Pergunta: Como deve ser a avaliação nesses casos?

Resposta:O paciente passará por uma avaliação minuciosa onde devem ser realizados todos os testes articulares e musculares e também a análise dos exames de imagem e ai será definido o tratamento correto para cada patologia, que hoje já são bem definidos e específicos.

11-Perguntas: As pessoas costumam confundir os tratamentos para a coluna. Como saber quando a indicação é para ITC Vertebral, RPG ou PILATES?

ITC -  Para as doenças de disco vertebral (Hérnia, protusão, abaulamento, compressão do nervo ciático) e as doenças degenerativas como artrose, osteófitos(bicos de papagaio). Importante lembrar que é uma Técnica não cirúrgica de RECONSTRUÇÃO MÚSCULO ARTICULAR. È um programa de tratamento que utiliza um conjunto de técnicas de manipulação articular, Tração eletrônica, flexo-descompressão e Estabilização Vertebral.

O RPG -  Trata a dor, Restabelece o equilíbrio muscular, trata os desvios de postura, que são as deformações como cifose, lordose, escoliose, Problemas nos joelhos e pés. Essas alterações podem levar a um aumento do desgaste articular, e patologias músculo tendíneas. È muito importante na fase do pico crescimento, evitando ou freando uma escoliose futura no adolescente ou pré-adolescente.

O Pilates -  É uma modalidade de exercícios de baixo impacto que são realizados em aparelhos. O método trabalha força, concentração, equilíbrio, reequilíbrio muscular e realinhamento corporal e emocional.

Para maiores informações: Clinica Espaço Corpus TEL: 30523523 e e-mail: HYPERLINK http://www.herniadedisco.com.br .

Um abraço

Até a próxima...

Nathália Chalita

Fisioterapeuta – Especialista em doenças da coluna vertebral

Membro da ABRC - Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna

Coordenadora técnica da Clinica Espaço Corpus

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS