Avaliando o padrão motor do agachamento
Marcos Almeida 20/06/2013 05:54

Autor: Prof. Ms. Pedro Ivo Cosenza

Como disse na nota anterior, na minha opinião, o agachamento é o exercício isolado mais importante em um programa de treinamento de força. Entretanto, em função da complexidade de execução do movimento, ele também pode ser a maneira mais rápida de produzir uma lesão em um aluno/atleta quando este é mal orientado, o que convenhamos, não é incomum!!!!! Um padrão de movimento ótimo ocorre com a postura apropriada, sem a presença de dor ou desconforto, e com o alinhamento articular e a coordenação muscular apropriada. Movimentos inadequados geralmente resultam de músculos estabilizadores fracos ou fortes demais, que não são ativados no momento certo, ou ainda que não possibilitem o arco de movimento completo.
Avaliar o padrão motor do agachamento pode ajudar muito o treinador a identificar tais deficiências motoras e a propor um programa auxiliar de exercícios corretivos a fim de garantir a perfeita execução. Uma maneira extremamente simples de avaliar o padrão de agachamento é pedir ao aluno/atleta que realize um agachamento sem sobrecarga (agachamento com o peso corporal), normalmente realizado com as mãos na nuca. Em uma análise frontal, o treinador deve procurar por perdas de alinhamento do joelho com relação ao tornozelo e quadril (joelhos para dentro – valgo; ou joelhos para fora – varo). Analisando lateralmente, deve-se observar se o tronco está sendo muito projetado à frente, ou se ocorre perda da posição neutra da coluna – tanto lombar como torácica. Ainda na visão lateral, observar se o joelho está sendo exageradamente projetado com relação à ponta dos pés (uma ligeira ultrapassagem é necessária para garantir a amplitude total sem necessidade de compensar flexionando demais o tronco) e se o calcanhar perde o contato com o solo indicando uma transferência de força para a parte anterior do pé.
Se alguma falha citada acima for identificada, ou uma combinação delas, a utilização de exercícios corretivos para o padrão correto de agachamento é fundamental antes de se iniciar o trabalho com carga. Quando se coloca carga em um movimento imperfeito (e isso não vale somente para o agachamento, mas para todos os exercícios) o resultado acaba sendo um aluno/atleta lesionado. Em geral, os problemas citados acima são simples de corrigir com algumas sessões de treinamento, salvo os casos de mobilidade extremamente reduzida onde além dos exercícios corretivos (aprimorar a mobilidade - nesse caso o efeito é mais de longo prazo) devem ser incluídas algumas modificações para tornar o exercício mais seguro (ex. colocar calço para permitir um agachamento com mais amplitude). A mensagem aqui é: Jamais sobrecarregue um movimento imperfeito!!!!!!
Para os mais interessados, uma excelente referência sobre o assunto é - Kritz, M; Cronin, J & Hume, P. The Bodyweight squat: o movement screen for the squat pattern. Strength and Conditioning Journal 31 (1) 75-85. 2009. Bons treinos e até a próxima!!!!!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS