Abra a sua mente
Marcos Almeida 18/06/2013 20:35

É engraçado como as mudanças que ocorrem nos modelos vigentes na ciência, em razão das novas descobertas, onde paradigmas são quebrados e o mundo normalmente avança. Ou não.

Inicialmente, as pessoas são pegas de surpresa demorando para mudar aprendizagens anteriores, altamente arraigadas no cérebro, dando muito trabalho em virtude das novas descobertas que vão surgindo (e são muitas), a cada dia.

Pois bem, por aqui, na parte que nos cabe neste bolo, especialmente nas ciências do movimento, mudanças tem ocorrido com boas aceitações, e outras nem tanto.

Temas anteriores tratados no blog, servem de exemplo desta falácia. Este (Quebrando Paradigmas: musculação sem contraindicação para crianças e adolescentes), é um bom exemplo.

Este outro (Quebrando paradigmas: Natação x Ballet), mostra uma visão bem interessante destes dois tipos de Motricidade, onde para os casos estudados, o Ballet levou ampla vantagem.

Este aqui (Gravidez e exercício físico) demonstra (boas) razões para se movimentar nesta importante fase da vida, quebrando , com força, modelos bem arcaicos.

Este fala da exercício físico realizadio em jejum (Porque proibir treinar em jejum é uma enorme besteira), apesar de ser um simples texto, o cara sabe das coisas.

Agora me surge este estudo (Ritual pós-exercício é descartável), enviado pelo corredor Edú, sobre o desaquecimento relacionado a dores pós treinos, quebrando, em parte, aos olhos do autor, este ritual pós treino.

Muito bem, concordando ou discordando, todos tem como ponto forte o levar a uma reflexão sobre os temas. Apenas gostaria de deixar um conselho: leiam, interpretem e busquem sempre leituras complementares para formar melhor a sua opinião. Mais um conselho: faça também uma análise sobre os temas propostos e veja a sua realidade. No mais, informação sempre cai bem. E o terceiro e último conselho: abra sua mente.

No mais, bons treinos, reflexões e ótimas aprendizagens!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS