Sobrado de dar gosto
lucianaportinho 03/06/2013 17:13

Toda casa de dois pavimentos é um sobrado. Talvez algumas pessoas associem a imagem de um sobrado aos de antigamente, aqueles de face de rua em que geralmente acomodavam a família no andar superior e no térreo o estabelecimento comercial. Os tempos passaram, as casas residências se deslocaram para bairros mais afastados da área central de Campos; por motivos de segurança e comodidade de serviços foram dar origem aos condomínios fechados. Neles, o sobrado domina. Como testemunha o arquiteto, urbanista e articulista da Folha da Manhã, Ronaldo Linhares, as pessoas preferem casas de dois pavimentos.

[caption id="attachment_6422" align="aligncenter" width="600" caption="Ft. Ronaldo Linhares"][/caption]

Ele explica a razão, “Os terrenos, em média, nos condomínios têm 400 m² e a média das construções possuem 300 m². Até pela lei do código de obras municipal a taxa de ocupação do terreno não pode exceder os 60%”, esclarece Ronaldo. A taxa de ocupação é o percentual do terreno ocupado pela a construção do pavimento térreo. “Quanto menor é a taxa de ocupação, mais condições temos para a qualidade do espaço arquitetônico, ou seja, mais visão dos jardins, melhores condições de interação com a paisagem, melhor iluminação e aeração natural. Dá para dispor de um bom posicionamento para salas e serviços na parte de baixo e quartos na de cima”, diz o arquiteto.

Outro fator que também influi para a opção na construção de sobrados é o valor imobiliário, cada vez mais elevado, do terreno.
Na média falada pelo arquiteto de 300 m² de área construída em dois pavimentos, as casas têm quatro quartos, sendo um multiuso, área de lazer, varandão, otimização dos espaços com a cozinha integrada por vidros ou ainda área de lazer anexa ao varandão que também serve como sala de jantar. Ronaldo Linhares, prima pela poesia arquitetônica em seus projetos “A arquitetura é a valorização da paisagem”, destaca. “O sobrado pode ter níveis intermediários, uma das suítes embaixo, um home theater multiuso que também se transforme em suíte”, ele divaga ao evocar o desenho e funções das construções.

[caption id="attachment_6420" align="aligncenter" width="600" caption="Ft. Ronaldo Linhares"][/caption]

Nos dias atuais, há uma tendência em telhados embutidos, é um estilo contemporâneo, além de mais econômico com relação aos telhados aparentes. “Favorece mais a liberdade de criação de formas excêntricas bonitas, não há a necessidade de concordância dos telhados que quando existem obrigam a casa em se adaptar ao telhado”, esclarece ele.

Mesmo que a peça para o leigo tenha só uma função, Ronaldo Linhares vê além, “Veja, a escada, pode ser um elemento de valorização da própria casa. Há que ter correto dimensionamento com um espelho (altura entre um degrau e o outro) adequado, dará mais suavidade, um patamar de descanso bonito”. E frisa, “Uma casa é para a cidade e é também a área de um lar”.
O arquiteto gosta de ser útil na arquitetura e no urbanismo, ao pensar em uma escala maior, a do uso do solo, do transito e do transporte coletivo da cidade que ama. Ressalta mais importante do que são as casas, “É conceber lares, tenho que ser um pouco psicólogo, entender o interior, ver o entorno, observar a paisagem urbana, é como diz o ditado oriental: sábio é valorizar as virtudes e corrigir os defeitos”, finaliza.

Luciana Portinho
Folha Casa de hoje, 03/06.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Luciana Portinho

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS