Trânsito: multa a partir de junho
09/05/2013 08:05

O término da implantação do Programa Municipal de Mobilidade Urbana de São João da Barra (SJB) é aguardado por motoristas e pedestres, que dizem que o projeto será um benefício para todos. O Programa foi apresentado no final de 2011 e visa transformar o sistema viário e de trânsito. Ainda no âmbito burocrático, o projeto aguarda parecer técnico para o processo de licitação, porém, o município já conta com agentes de trânsito e a partir do dia 1ª junho, todos os condutores que cometerem infração de trânsito serão multados e penalizados pelo o Departamento municipal de trânsito (Demutran), conforme prevê a lei 9503/97, do Código Brasileiro de trânsito.

Para o motorista Marcos Wellington Pessanha, de 42 anos, São João da Barra precisa de semáforos e faixa de pedestre. “O trânsito aqui é um pouco complicado e essas sinalizações irão fazer com que as pessoas se conscientizem mais. Tem muita gente vindo para cá e o número de veículos tem aumentado também. Se não for colocada uma ordem, o caos pode se instalar”, disse ao lembrar que os radares colocados na BR 356, que corta o município, também ajudaram para melhorar o trânsito.

A vendedora Cristina da Silva, de 25 anos, também falou da importância das sinalizações horizontais e verticais. “Tem dias que é muito complicado atravessar as ruas. Espero que não demore para que os semáforos e as faixas de pedestres sejam colocadas logo. E a multa para os infratores também é importante, só assim para os condutores tomarem consciência”, comentou.

No mês passado, a secretaria de Transportes de SJB realizou o Curso de Formação e Capacitação de Agente de Trânsito. De acordo com a pasta, os agentes aprenderam sobre legislação de trânsito, técnicas de abordagem, notificações de infração, entre outros aprendizados. O incentivo teve como objetivo formar pessoas para o trabalho de conscientização no trânsito. Este trabalho começou neste mês, após determinação do prefeito José Amaro de Souza (Neco) para que uma equipe com 15 agentes de trânsito atuasse nas principais vias públicas.

Segundo a assessoria da prefeitura de SJB, no momento se aguarda o parecer técnico do departamento de engenharia da prefeitura, para iniciar o processo licitatório para fazermos a sinalização vertical, horizontal e semáforo da avenida principal no município.
 
Mário Sérgio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS