No mês da Abolição, fim da Zumbi
Suzy 13/05/2013 13:21
Negro, ex-presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, o cantor João Damásio divulgou em rede social seu protesto contra a extinção da Fundação, que não consta do novo organograma da Prefeitura de Campos, aprovado pela Câmara dos Vereadores semana passada. Uma notícia ruim, no mês da Abolição da Escravatura. Leia o protesto:
  • Povo de Campos dos Goytacazes, é lamentável, mas o governo municipal, no mês da ABOLIÇÃO dos escravos no Brasil, executou a DEMOLIÇÃO, da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares em nossa cidade, após 125 anos da abolição da escravatura no Brasil, que até aos dias de hoje é conhecido como um dos maiores marcos de vergonha na história da humanidade, o Governo Municipal, tornou-a extinta dentro do seu organograma governamental em nosso Município. A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, através de políticas Públicas e de Ações Afirmativas dentro destes 15 anos, contribuiu muito no processo de libertação política, educacional, cultural e social dos negros da nossa cidade, que saiu da invisibilidade imposta pela sociedade que insiste em camuflar o preconceito e o racismo, quando claramente demonstra que os negócios de Movimento Negro não estão relacionados na lista das coisas consideradas prioridades e mais importantes no processo de continuidade na manutenção da nossa liberdade em todos os seguimentos da nossa sociedade. E neste momento triste , pra quem tem consciência de verdade, é como se os nossos sonhos voltasse para o cativeiro das senzalas , sem dúvidas, uma castração a única liberdade política materializada que os Negros de Campos conquistou nesses últimos anos, é a demonstração de um grande retrocesso dentro das pretensões do Movimento Negro organizado que defende a soberania dos afro-descendentes, que a cada dia vinham buscando um auto reconhecimento de seu verdadeiro valor dentro dessa sociedade brasileira que não decide verdadeiramente de que forma quer ver os negros na formação deste país. 
  • Com a extinção da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares , os negócios oficiais afro-brasileiros, deve se abrigar em algum esconderijo, transformado em um departamento, onde deverá ficar refém de uma caneta na mão de alguém, que não tem nenhum compromisso e comprometimento com as questões afro-descendentes e que vai com certeza assinar algum tipo de liberdade compulsória de nossas necessidades. Em resumo: voltamos ao tempo e teremos que começar tudo de novo. A sociedade brasileira em um todo, não pode mais usar modelos alternativos pra escravizar os negros novamente, jogando as nossas liberdades de expressões e conquistas que a todo instante, busca superar todo o estado de desigualdade que a sociedade nos fez passar dentro da nossa história. Clamamos liberdade !!! Exigimos respeito e reconhecimento de toda a nossa história de dor e humilhação que tão cedo será apagada da memória do povo brasileiro e do mundo. Com a extinção da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, os negros perdem uma batalha, mas a luta pela resistência continua, mesmo sendo despejados da elite governamental em nossa cidade e sermos despromovido com a política da caridade, nós negros teremos que assumir esta nova realidade e procurar abrigos, para amparar e ressuscitar todos os Projetos que deram certos, para que as próximas gerações dos afro-descendentes, possam desfrutar de verdadeiras oportunidades na formação de sua cidadania, livre, politizada e consciente, pois terão que, estarem preparados para futuros enfrentamentos que os negros passarão neste Brasil, que faz questão de ver negros como invisíveis.
  • Nós negros brasileiros, já somos profundos conhecedores de nossas causas, da gestão administrativa de nossos caminhos, da nossa história e do nosso futuro, pois só assim poderemos dar continuidade a todos os Projetos sócios, educacionais e culturais que conquistamos ao longo desses anos de luta e resistência . O Movimento Negro da nossa cidade, comprometido com essas transformações durante este tempo, foi responsável pela inclusão de mais de cinco mil negros e carente nas Universidade Públicas e Privadas com bolsas de estudo e provocou a maior revolução da história em nosso Município com políticas sérias e oportunidades iguais de verdade, e foi com esta ferramenta poderosa que é a EDUCAÇÃO e com tantos outros Projetos que foram desenvolvidos com muito amor a causa, e que com certeza provocou o avanço do Negro em todos os seguimento da sociedade em Campos dos Goytacazes – RJ. 
  • João Damásio – Liderança de Movimento Negro, Cantor e Compositor em Campos dos Goytacazes – RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS