Atleta de Taekwondo da FME com chances de ir à Olimpíada
22/04/2013 12:04

A equipe de Taekwondo da Fundação Municipal de Esportes (FME) participou da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo do Rio de Janeiro. A delegação de oito atletas voltou da capital com cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O evento foi realizado na Vila Olímpica da Mangueira no dia 14 deste mês.

 Mesmo não conquistando a medalha de ouro em sua categoria (até 73 Kg), Luisa Barreto, de 22 anos, foi o destaque da equipe. Ela surpreendeu ao lutar de igual para igual com a atual campeã brasileira, Ana Carolina Souza, que é reserva na Seleção Brasileira, e Natália Falavigna, medalhista de bronze na Olímpiada de 2008 em Pequim.

 Segundo o mestre José Carlos Batista, que chefiou a equipe, a luta teve uma arbitragem polêmica. “A Luisa acertou um chute na cabeça da adversária, mas os pontos não foram computados, o que daria a vitória à nossa atleta. Vê-la lutar de igual para igual com a atual campeã brasileira (Ana Carolina Souza), me deixa esperançoso de que ela tenha condições de disputar a Olímpiada no Rio de Janeiro, até porque a Natália Falavigna, que é a titular da Seleção, vai estar com mais de 30 anos em 2016 e ela já disputou três olimpíadas”, diz.

- São três etapas estaduais e cada uma vale sete pontos. Mas como a Luisa perdeu esta etapa e já não tinha participado da outra, vamos trabalhar para garantir que ela participe da seletiva fechada via Copa do Brasil - pontua Batista.

Ele lembra que Luisa estava sem competir há oito anos e voltou a treinar há duas semanas. "Voltei a treinar na FME com o mestre José Carlos, que me incentivou, e acabei me surpreendendo. Treinei duas semanas e consegui acertar um chute com giro, que é um golpe muito difícil de ser aplicado. Perdi por 2 pontos (6 a 4), mas se este chute fosse computado teria mais três ou quatro pontos e ganharia a luta”, conta a atleta.

- Foi a primeira vez que usei o colete eletrônico, que vai ser usado na Olímpiada. Estou um pouco acima do peso. Minha categoria é abaixo de 67 quilos. Poderia até ter engordado mais para pegar outras atletas. Acabei pegando a Ana Carolina, que é a atual campeã brasileira. Mas fui bem. Agora é aproveitar a oportunidade e voltar a treinar firme com o foco principal na Olímpiada - diz Luisa. A equipe teve como técnicos Junio Espinosa e Luís Antônio Nogueira

Fonte: Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS