Libertadores entra na fase decisiva
Christiano 19/04/2013 11:34

Terminou ontem a fase de classificação da Libertadores, principal competição do continente sul-americano e sonho de todos os clubes brasileiros. Pela primeia vez na história, um país, no caso o Brasil, colocou seis times nas oitavas-de-final. Atlético/MG/, Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Grêmio e São Paulo, nesta ordem, estão classificados.

A única surpresa entre os brasileiros, talvez, tenha sido o Palmeiras, dono de elenco modesto e que se encontra na 2ª Divisão do Brasileirão, apesar de enorme tradição e camisa. Atlético/MG/ e São Paulo se enfrentam e um ficará pelo caminho. Se todos os outros passarem, o Brasil pode colocar cinco clubes entre os oito das quartas de final.

O time brasileiro que apresentou o melhor futebol, de longe, foi o Atlético/MG/, dono da melhor campanha da Libertadores na 1ª fase. Como prêmio, decidirá todos os confrontos em casa. Porém, a maldição do 1º lugar na fase inicial já recai sobre o Galo mineiro. No atual formato, de 32 clubes, jamais foi campeão quem teve a melhor campanha na 1ª fase.

Além disso, como ocorreu com o Fluminense no ano passado, que pegou o Inter, o Atlético/MG/ teve o azar de ter o São Paulo como pior segundo colocado classificado. Virou um confronto indefinido. Apesar de Galo ter mais time e vir jogando melhor, o tricolor paulista tem grande tradição e está com o lado psicológico a seu favor, pois acabou de vencer os mineiros por 2x0 no Morumbi.

O Corinthians, quarta melhor campanha e segundo mais bem colocado entre os brasileiros, também terá uma pedreira pela frente: o tradicional Boca Juniors, de quem ganhou a final da Libertadores em 2012. Se passar, pega outro argentino, que sairá de Velez Sarsfield x Newells Od Boys. Além disto, como o Atlético/MG/, caiu na chave de cima, a de confrontos mais difíceis.

Apesar de ter mantido o time e até se reforçado, o Corinthians não vem exibindo o mesmo padrão do ano passado, quando conquistou a Libertadores de forma invicta e o Mundial. Perdeu para o Tijuana, empatou com o San José, ambos fora de casa, e terminou em primeiro no saldo de gols, em um grupo fraco. No Paulista, não vai bem e perdeu para o Linense no último domingo.

O Fluminense, atual campeão brasileiro, se classificou com mais dificuldades que se esperava, apesar de ter sido primeiro em um grupo que tinha o Grêmio. O time conta com forte elenco, mas ainda não se encontrou neste ano e tem três de seus astros machucados: Fred, Deco e Tiago Neves. Os dois primeiros, rotineiros frequentadores do departamento médico.

O tricolor carioca foi mal no Engenhão e, sem estádio próprio, achou a sua casa no bom estádio do rival: São Januário, que foi um caldeirão ontem na apertada vitória contra o Caracas por 1x0. A classificação como sexto melhor primeiro colocado lhe colocou um caminho mais tranquilo, começando pelo Emelec nas oitavas-de-final. O Flu terá que ter os seus astros de volta e melhorar muito se quiser ser campeão

Já o Grêmio, dono de ótimo e milionário elenco, que, segundo o jornalista Paulo Vinícuis Coelho, tem a folha salarial custando o dobro (seriam R$ 11 milhões) da do Flu, que já é uma das maiores do país, fez campanha errante e por pouco não foi eliminado na 1ª fase pelo Huachipato, a quem não conseguiu vencer, como já havia acontecido na Pré-Libertadores, contra a LDU, superada somente nos pênaltis.

Contra o Santa Fé, da Colômbia, dono da segunda melhor campanha da Libertadores, os gremistas terão que evoluir bastante para continuar sonhando com o tricampeonato. O Palmeiras vem jogando com muita raça e determinação, mas não tem elenco para sonhar muito. Foi muito forte em casa, onde venceu todas. Mas é fraco fora, onde perdeu todas. Decide sua sorte contra o mexicano Tijuana.

Os confrontos são de difíceis prognósticos, não há jogo fácil a partir de agora. Se tivesse que apostar, colocaria minhas fichas em: São Paulo, Tijuana, Corinthians, Fluminense e Santa Fé. Mas não ficaria surpreso se desse exatamente o contrário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS