Um Makro desrespeito
Esdras
Desrespeito ao consumidor I A maioria das pessoas admite ser desrespeitada sem perceber o tamanho dos absurdos a que são submetidas no seu dia a dia. Um bom exemplo disso é o supermercado Makro. Para comprar lá (à vista e em dinheiro) exige-se um “passaporte” e isso implica em cadastro com informações detalhadas do consumidor, numa clara invasão à privacidade do cidadão, apenas para pesquisar o que ele costuma comprar e enviar publicidade para a sua casa ou empresa. Desrespeito ao consumidor II Mas isso não é o pior. Observem bem que após ter as suas compras verificadas no caixa e pago por elas, o que as torna propriedade sua a partir daquele momento, o consumidor é impedido de sair antes que as suas compras sejam submetidas à nova e vexatória fiscalização na porta de saída, poucos metros após o caixa, por um funcionário ostensivamente apoiado por um guarda de segurança. Ou seja, para o Makro todos os consumidores são suspeitos até que se prove ao contrário. Parece constrangimento ilegal e cárcere privado. Com a palavra o Ministério Público. Reclamações em outras cidades: http://www.reclameaqui.com.br/4655355/makro-atacadista-sa/fiscalizacao-abusiva/ http://tribunadonorte.com.br/noticia/procon-autua-atacadista-por-conferir-mercadorias/159636 http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=4214 http://www.mp.go.gov.br/portalweb/1/noticia/644c723c225e1d6576a071aa247b2b77.html http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/atacadista-%E2%80%98confere%E2%80%99-compra-e-constrange-consumidores/ STJ considera vistoria não abusiva. E reter o consumidor com compras pagas, é abuso ou não? http://sosconsumidor.wordpress.com/2011/03/13/vistoria-de-compras-feita-apos-pagamento-nao-e-abusiva/  
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