SALVE JORGE!!!
bethlandim 23/04/2013 14:57

São Jorge (275 - 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão.

São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo.

Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada dia de hoje - 23 de abril - como também em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele em Israel, onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.

É o santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânica, Sérvia, Montenegro, Etiópia, cidades de Londres, Genova e Moscou , da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Há uma tradição que aponta o ano  303 como ano da sua morte.  Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.

A imagem de São Jorge num cavalo branco com uma lança lutando contra o dragão é originária de uma das inúmeras lendas envolvendo sua história. Havia uma cidade que era oprimida e atacada pelo animal, que vivia em um lago próximo e matava muitas pessoas com seu hálito de fogo. Para que mais pessoas não fossem mortas, a cidade oferecia ao dragão vítimas jovens, que eram sorteadas a cada ataque. Até que um dia, a filha do rei foi sorteada para o sacrifício, e Jorge, que era cristão, compadeceu-se da jovem e se ofereceu para combater o animal. Jorge fez o sinal da cruz, e quando combateu o dragão, o derrotou com uma lança, mas não o matou, e sim o transformou em um dócil cordeiro. Jorge disse que havia combatido o dragão em nome de Jesus Cristo, e então levou à conversão toda aquela cidade, inclusive a filha do imperador. Como recompensa de seu grande feito, recebeu vários bens, e os distribuiu aos pobres.

Mas, o que se sabe realmente é que Jorge foi denunciado como cristão, e por isso, preso e condenado ao martírio. Sua morte também é cercada de diversas lendas.

Sabe-se, entretanto, que Jorge foi um homem que viveu em nome de Jesus Cristo, e viveu o bom combate da fé, pelo poder da cruz. Jorge testemunhou o amor a Deus e ao próximo, vivendo o testemunho que Jesus nos deixou. Que São Jorge interceda por nós para que sejamos guerreiros do amor... e que ele seja um símbolo de fé e força para que enfrentemos o mal em toda a sociedade.

São Jorge, rogai por nós!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS