Atividades vão comemorar o Dia Mundial da Água na cidade
22/03/2013 07:03

Hoje, no Dia Mundial da Água, a secretaria municipal do Meio Ambiente comemora a data com várias atividades para conscientizar a população sobre a importância desse bem natural e indispensável na vida do ser humano. Para o ambientalista e professor Aristides Soffiati, quando se fala de meio ambiente é importante se conscientizar todos os dias e não apenas numa data especifica para celebrar.

— Não sou válido a comemorar nada. Acho que, quando estamos empenhados em zelar por algo, cuidamos diariamente. O Brasil é um país privilegiado na distribuição de água no planeta, ao contrário de Israel, Egito e do Oriente Médio. Mas, infelizmente, o cuidado que á população brasileira tem não é o mesmo que os outros. Os brasileiros desperdiçam muita água e isso só faz aumentar o fim desse recurso no planeta —, alertou o ambientalista.

A programação está aberta a partir das 9h30, com a realização de uma palestra com o tema “Poluição da Água e Preservação da Mata Ciliar”. A partir das 11h15 haverá mutirão para a limpeza das margens do rio Paraíba do Sul, com a participação de pescadores, Guarda Mirim, Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e secretaria de Serviços Públicos. Para encerrar a programação, às 14h haverá uma visita á Estação de Tratamento de Água da Coroa (ETA), da concessionária Águas do Paraíba.

Além da pasta do Meio Ambiente, também estarão participando das atividades representantes da secretaria Municipal de Serviços Públicos, Fundação Municipal da Infância e da Juventude e Guarda Civil Municipal, Associação dos Pescadores da Coroa e da própria concessionária.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. Segundo o órgão, cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é própria para o consumo. Grande parte das fontes oriunda dos rios, lagos e represas, está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação incorreta do homem, segundo especialistas.





ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS