A dura realidade (1)
Christiano 31/03/2013 20:15

Antes do que imaginavam, Vasco e Flamengo constatam no fraco Campeonato Carioca que os seus times são muito limitados e que se não houver correção de rumo terão sérios problemas no resto do ano, com riscos consideráveis de brigarem contra o rebaixamento no Brasileirão.

Há que se considerar que o Flamengo tem uma nova diretoria, formada por rubro-negros de sucesso na iniciativa privada, que tem ótimas intenções para recolocar o clube no seu devido lugar. Neste caso um rebaixamento poderia ser uma trágedia, mas também o início de um grande processo de reconstrução, como aconteceu com o Corinthians.

O Timão, depois ser rebaixado em 2007, foi campeão da Segunda Divisão em 2008, da Copa do Brasil em 2009, do Brasileirão em 2011, e da Libertadores e do Mundial em 2012. Vem crescendo exponencialmente captação de recursos, formação de bons times e conquistas, aumentando muito a sua já enorme torcida.

Já o Vasco tem uma péssima diretoria, apesar de contar com nomes de primeiríssimo nível e caráter no seu corpo técnico, como Ricardo Gomes e o recém contratado Paulo Autuori. Os resultados da rodada deixaram vascaínos e rubro-negros em situação delicadíssima no estadual, virtualmente eliminados.

O Flamengo foi derrotado pelo Audax, por 2x1, e estacionou nos 4 pontos no Grupo B, em 4 jogos disputados na Taça Rio. Está a 8 pontos do líder Resende, que tem 12, e a 6 do vice-líder Fluminense, que tem 10, faltando apenas 3 rodadas. Terá que ganhar os 3 jogos que faltam, incluindo o Fla x Flu por boa diferença de gols, e torcer para o Flu não conquistar mais do que 3 pontos.

Caminho mais difícil é torcer para o líder Resende, que joga com o Fluminense na próxima rodada, não conquistar mais nenhum ponto nas últimas 3 rodadas. Neste jogo, se o Flu vencer o Resende, o Flamengo, que na melhor das hipóteses chega a 13 pontos, estará praticamente eliminado, com duas rodadas de antecedência.

O Vasco tem situação péssima também. Se não vencer o Botafogo na próxima quarta-feira, em jogo ainda desta rodada, praticamente dará adeus ao campeonato. Até o empate é uma catástrofe. Os vascaínos têm apenas 1 ponto em 3 jogos. O líder Volta Redonda tem 12 pontos e o Vasco, se vencer todos os 4 jogos que faltam, chega no máximo a 13.

O Botafogo, campeão da Taça Guanabara e já garantido na final, tem 6 pontos, com 100% de aproveitamento e dois jogos a menos, contra o Friburguense e o clássico de quarta contra o Vasco. Se vencer os dois, elimina os vascaínos.

Se no campeonato teoricamente mais fácil do ano, Vasco e Flamengo estão padecendo e colecionando derrotas para times pequenos inexpressivos, imagina nos mais difíceis. E não custa lembrar que a Copa do Brasil deste ano terá todos os times da Libertadores, tornando muito difícil a conquista por um clube grande de elenco fraco, como foi com o Palmeiras em 2012.

Triste e dura realidade das duas maiores torcidas do estado do Rio, que tem camisas de enorme peso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS