Tema da semana: borderline
Christiano 03/03/2013 12:39

Um tema foi levantado aqui no blog nesta semana: personalidade borderline. Ele surgiu em um um dos textos de resposta ao ataque insandecido de um político que (pasmem) já foi governador deste estado, no qual, ao invés de assumir um dos dos muitos erros de sua Secretaria de Finanças com relação ao IPTU, preferiu atacar em baixo nível, com falsas acusações, quem divulgou a informação.

Com relação a questão do IPTU errado, repetido ontem na rádio do hoje deputado federal, não há muito o que acrescentar além do que já foi provado aqui. Basta olhar a postura profissional de um e de outro para ver quem está com a razão. E quem o faz, constata a verdade.

Como disse ontem o jornalista Ricardo André, aqui, no seu blog Eu Penso Que: "quem conhece Garotinho sabe que Christiano está certo". Seguindo o seu roteiro já conhecido, depois de me atacar e à minha família, ele tentou se vitimizar, pedindo ajuda à Câmara Federal por ter sido chamado, na visão dele, de borderline.

Eu não o chamei de borderline, nem tenho capacidade técnica para isto. Uma junta psquiátrica seria o mais indicado para avaliar o caso, se necessário for. Apenas fiz referência a uma das características de personalidades borderline, que é pegar um problema muito pequeno e transformar em um problema de grande dimensão, reagindo de maneira muito radical, muitas vezes com falsas acusações.

Entre outras características deste que é também chamado de Transtorno de Personalidade Limítrofe estão a falta de limites, instabilidade de humor, relações caóticas, desregulação emocional, raciocínio extremista (cisão), transformar problemas mínimos em causas extremas (envolvendo até autoridades), fazer falsas acusações, ciúmes, possessividade e apresentar comportamento narcisista.

É um bom tema de reflexão e a citação fez o bem de tornar este transtorno de personalidade, que tem tratamento, mais conhecido. Veja abaixo uma entrevista da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa ao ótimo programa Sem Censura, na qual ela explica o que é borderline:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OayxwH2JYf4[/youtube]

A psiquiatra é considerada uma das maiores autoridades do país em seu ramo. Ela é autora do best-seller "Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado".

Atualização às 16h54 de 03/03/2013: Edição e supressão de conteúdo final, que gerou interpretação diferente da pretendida pelo autor. Aos leitores, as minhas desculpas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS