Política de passagem a R$1 não se reverteu em melhor transporte público
Suzy 06/02/2013 12:55
Uma pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UENF. Intitulada ‘Mobilidade urbana e políticas públicas no município de Campos dos Goytacazes: um estudo da política de transportes a um real’, da aluna Isroberta Rosa Araújo, mostra que a política proporcionou aumento da mobilidade, mas não da acessibilidade, pois não conseguiu promover a democratização dos espaços da cidade. A diminuição do preço da passagem provocou um aumento considerável do número de usuários, mas este não foi acompanhado pela melhoria da prestação de serviços. Segundo Isroberta, a oferta inadequada de transporte coletivo vem estimulando o uso do transporte individual, aumentando os níveis de poluição e congestionamentos em Campos. Ela observa que o sistema viário ideal é aquele que prioriza a dimensão humana, facilitando a circulação de pedestres, ciclistas e meios de transporte público coletivo, em detrimento do transporte individual motorizado. A pesquisa teve a orientação do professor Hernán Armando Mamani, do Laboratório de Engenharia de Produção (Leprod) da UENF. Quer conferir o texto completo? Clique aqui. O Blog Momento Verdadeiro deu a notícia em primeira mão.

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    Suzy Monteiro

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