Dengue: registro de casos chega a 151
15/01/2013 11:01

De sexta-feira até ontem, o Centro de Referência da Dengue (CRD) registrou 48 novos casos, totalizando agora 151 nas duas primeiras semanas de janeiro. Até a última sexta-feira, o município somava 103 casos. Temendo uma epidemia pelo sorotipo 4 em fevereiro, após o Carnaval, a Prefeitura vem deflagrando ações de combate ao mosquito. O próximo mutirão acontece na próxima sexta-feira, em Farol de São Tomé, e outro está definido para 5 de fevereiro em Morro do Coco e Conselheiro Josino, localidades com os números mais altos de casos. O distrito de Morro do Coco é o campeão em número de casos, 37.


A convite do Governo do Estado e da secretaria estadual de Saúde, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, participa hoje do lançamento da campanha Rio Contra a Dengue 2013. Ele estará representando a prefeita Rosinha Garotinho. O evento acontece às 10h no Jardim de Inverno do Palácio da Guanabara e reunirá os novos gestores dos municípios do estado.  


O secretário Geraldo Venâncio alerta que, "para não haver dengue é preciso eliminar o mosquito transmissor". Ele disse que desde 2011, a secretaria de Saúde vem capacitando seus profissionais para cumprimento dos protocolos da dengue e estruturou a rede de acolhimento, agilizando ainda o diagnóstico da doença através do CRD, cujas obras de ampliação devem começar amanhã.  


- Sem a participação de cada um nesse combate, não temos como vencer essa batalha. Há previsão de uma epidemia em todo o Estado e, somente nessas duas primeiras semanas de janeiro, já registramos 151 casos de dengue, a grande maioria do novo sorotipo 4, para o qual a população, especialmente as crianças, ainda não criaram resistência, imunidade", disse o secretário. Além de Morro do Coco, os bairros com índices altos são Centro (12); Parque  Corrientes, Conselheiro Josino e Turfe Clube (cada um com 6 casos) e Venda Nova (5).


Fiocruz - Especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) escolheram Campos para uma pesquisa sobre o novo sorotipo 4. Eles deverão chegar à cidade após o Carnaval e ficar três meses.. De acordo com o diretor do CRD, Luiz José de Souza, Campos oferece algumas vantagens, como a de ter uma Sala de Situação da Dengue e um Centro de Referência que aceleram o mapeamento dos casos por regiões, o acolhimento aos pacientes e o diagnóstico por exames laboratoriais.

Fernanda Moraes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS