O meu favorito
Christiano 19/01/2013 17:56

Começou hoje o Campeonato Carioca. É sempre difícil em uma competição no estado que envolva os quatro grandes clubes apontar um favorito, pela tradição de suas camisas, por sua história e pela rivalidade existente. Porém, alguns critérios na situação atual dos clubes podem ser observados para apontar um ligeiro favoritismo.

O Fluminense é o atual campeão carioca e brasileiro. Manteve o elenco e ainda trouxe alguns bons reforços pontuais. Grande parte do plantel é remanescente dos Brasileiros de 2010 (campeão) e 2011 (3º lugar). Possui dois jogadores foras de série: Fred e Deco. Porém, ambos são frágeis fisicamente.

Em condições normais, o Fluminense, por ter o melhor elenco, assumiria ligeiro favoritismo para conquistar o bicampeonato estadual, título que não ganha desde 1984. O problema é que o foco do clube e da torcida está na Libertadores, que é disputada de forma simultânea ao estadual.

Para complicar ainda mais, as tabelas dos campeonatos são concorrentes. O Flu estréia na Libertadores em Caracas, na quarta-feira de cinzas, após um clássico com o Vasco. Depois, joga mais 3 quartas-feiras seguidas na Libertadores, com jogos difíceis como Grêmio ou LDU e o campeão chileno fora, tendo as finais da Taça GB no meio.

No ano passado, nos jogos mais importantes do 1º semestre, contra o Boca Juniors, pelas quartas-de-final da Libertadores, o Fluminense jogou sem Fred e Deco, seus dois principais jogadores, e acabou eliminado. Por estes motivos, a maior parte dos jogos no estadual deve ser disputada pelo Flu com reservas.

O Botafogo, depois do Fluminense, tem o melhor elenco do Rio. Manteve a sua base do ano passado, quando foi vice-campeão estadual e fez campanha mediana, mas sem sustos, no Brasileiro, e contratou alguns reforços. É o único outro clube que possui um jogador fora de série: Seedorf.

Como focará exclusivamente no Campeonato Carioca, tem um bom e entrosado elenco, uma administração continuada, equilibrada e estável, no meu ponto de vista, o Botafogo assume este ligeiro favoritismo, sendo o maior candidato à Taça Guanabara e para a conquista do seu 20º título estadual.

O Flamengo é o maior ganhador de estaduais, com 32. O clube passa por grande, profunda e necessária reformulação, para ser a potência que o seu tamanho de torcida projeta. Por isto, não houve contratações de grande impacto, a exceção do ótimo jogador Elias. O time perdeu alguns de seus medalhões, incluindo Vágner Love, e enfraqueceu tecnicamente.

Devido a estes fatores, o hexacampeão brasileiro sai atrás de Botafogo e Fluminense. Seu torcedor deve ter paciência neste ano, que é de reconstrução através da nova e profissional administração, para colher os frutos a partir de 2014. Por sua camisa, a conquista do Estadual é possível, mas seria, hoje, improvável.

O Vasco passa também por grande reformulação. A administração do clube continua ruim, no comando de Roberto Dinamite. Mas, no futebol, o novo comando com Renê Simões e, principalmente, Ricardo Gomes, é garantia de coerência e bom trabalho. Da maneira ainda mais acentuada do que o Flamengo, o Vasco perdeu quase todos os seus principais jogadores.

A reconstrução da equipe vascaína é praticamente total, com muitas mudanças. O time é uma grande incógnita. Como o arquirival rubro-negro, por sua camisa, a conquista do Estadual pelo Vasco, que não acontece há 10 anos, é possível, mas seria, hoje, improvável.

Esta é a teoria, no meu ponto de vista. No campo, tudo pode mudar. O estadual não é um campeonato de pontos corridos, onde normalmente o melhor elenco vence. É uma competição de tiro curto e tudo se decide em poucos jogos. Envolvendo clubes de tradição e rivais históricos, qualquer coisa pode acontecer.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS