Economia Solidária na praça do Liceu
12/12/2012 09:12

A praça do Liceu recebe, entre os dias 14 e 16 de dezembro, das 10h às 20h, o III Festival de Economia Solidária de Campos, que irá ressaltar a arte popular e de prática coletiva de uma nova economia com base na solidariedade e na valorização do trabalho autogestionário, e onde irá circular o Motirõ como moeda socioambiental.


A programação do evento conta com exposições, apresentação de grupos de dança, artesanato regional, gastronomia afro-brasileira, música ao vivo, exposição de produtos da terra ligados a grupos da agricultura familiar, oficinas e palestras.


Ecomoeda social que circula nos eventos apoiados pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da Uenf (Itep), o Motirõ será trocado por óleo vegetal usado no preparo de alimentos e circulará como dinheiro na compra de produtos da economia solidária que participam do festival. A ecomoeda social objetiva criar consciência ambiental pós-consumo do cidadão e fortalecer o circuito comercial de grupos ligados à economia solidária.


Organizado pelo Fórum de Economia Solidária de Campos, o festival tem como parceiros a Itep; as secretarias de Família e Assistência Social, Agricultura e Pesca e de Serviços Públicos de Campos; a Fundação Municipal Zumbi do Palmares, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca); a Campos Luz; a Guarda Municipal e o Instituto Solar Brasil de Desenvolvimento Saúde e Pesquisa (Isobras).


Moeda social — Os bancos comunitários criaram mais de 80 moedas alternativas ao real e são identificadas como moedas sociais. Elas são reconhecidas pelo Banco Central como complementares ao real e usadas para estimular a economia local das comunidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS