Fitness
Marcos Almeida 10/12/2012 22:21

De origem inglesa, a palavra "fitness" significa aptidão física e, ou, bom condicionamento. A expressão também pode se apresentar com uma conotação de exercício físico ou nível de treinamento.

Na medida em que este mercado profissionalizou a expressão, o termo ganhou novas analogias que remetem sempre à prática da atividade física. Entretanto, na busca de um "corpo perfeito", a expressão vem sendo corrompida por atitudes e pensamentos inconsequentes de pessoas que desprezam o prazer da prática em busca de resultados somente estéticos, a qualquer custo.

A função básica do Fitness é traçar um padrão de treinamento para que um indivíduo possa chegar ao estado de bom condicionamento físico, através dos seguintes componentes: flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistência aeróbica e resistência muscular localizada.

Para treinar esses componentes, o fitness, entendido aqui como um conjunto de estudos específicos em torno da saúde, aplica determinados princípios de treinamento embasados no balanceamento de uma boa composição corporal, ou seja, sem excessos na porcentagem de gordura e de um bom índice de massa magra.

Desta forma, o verdadeiro conceito fitness incentiva a busca do equilíbrio entre a dedicação e o prazer, nos apresentando, como consequência, o sentido de "bem-estar" do ser como um todo, inclusive a saúde mental e emocional, que nos ajuda a controlar os sentimentos e as ansiedades originadas da vida agitada da modernidade.

Para ler mais, aqui, direto da Fonte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS