SURPRESA!
lucianaportinho 02/12/2012 03:34
Dia 4 próximo, a Diocese de Campos dos Goytacazes comemora 90 anos de sua criação desmembrada que foi em 1922 da província eclesiástica de Niterói. Quase um século presente na vida de todos nós. Na apuração dos dados para elaboração da matéria da Folha da Manhã fui conversar com as duas autoridades máximas da Igreja Católica das regiões norte e noroeste fluminense, área de abrangência da Diocese de Campos. Assim foi com o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, assim foi com o Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey Dom Fernando Arêas Rifan. Ambos com o mesmo status, na mesma região. Indiscutível prova da dinâmica da religiosidade regional. [caption id="attachment_5327" align="aligncenter" width="600" caption="Ft. Afonso Aguiar"][/caption]

Há mais de duas décadas, alimento a vontade de pessoalmente conhecer Dom Fernando Rifan, personalidade forte do catolicismo em Campos. Amigos sempre o descreveram como um ser culto e assaz inteligente. Para sua casa me dirigi . Logo ao ultrapassar o portão de sua residência, penetrei em uma atmosfera etérea. Plena paz. E foi com esse sentimento de plenitude que curiosa pedi para me deixar ficar na pacata capela que o bispo construiu em sua casa. Ao fundo, compondo o altar, um belíssimo painel da pura arte sacra. A capela nos acolhe e nos recolhe em sua arrumação esmerada e fina. Compondo a atmosfera,  o barulho da água corrente na gruta de nossa Senhora de Lourdes recém construída. Me recordo da passagem, ainda criança, junto aos meus pais, por Lourdes na França. Tempo de água benta, tempo de reguadas para cobrança da tabuada decorada. Volto no solitário internato em colégio de freira, no imenso distanciamento da família, no quanto rezei em língua não pátria pelas noites na pequenina capela da longínqua escola.

Fui conduzida a uma sala no topo de uma escada e apesar do tempo corrido de D. Fernando Rifan, a entrevista fluiu natural,  a me confirmar tudo o quê me disseram da autoridade eclesiástica até aqui. Me despedi, não sem antes pedir mais uma vez a permissão de estar na linda capela que me tocou a alma.

[caption id="attachment_5322" align="aligncenter" width="600" caption="Ft. Afonso Aguiar"][/caption]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Luciana Portinho

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS