Câmara: despedida com desabafo e agradecimento
Alexandre Bastos 12/12/2012 16:33

A Câmara de Campos contou hoje (12) com a última sessão da atual legislatura. Na próxima, em 2013, já estarão em ação os 25 vereadores eleitos este ano. Em clima de despedida, os parlamentares fizeram um balanço sobre a atual legislatura e deixaram as diferenças políticas de lado. Até os vereadores governistas Jorge Magal (PR) e Albertinho (PP) trocaram gentilezas com a oposicionista Odisséia Carvalho (PT). Já o presidente da Câmara, Nelson Nahim (PPL), fez um balanço da atual legislatura e deixou claro que não quer saber de parceria política com o seu irmão. “Enquanto eu respirar sobre a terra, vossas excelências não verão Nelson Nahim e Anthony Garotinho fazerem política juntos (...) Ele (Garotinho) não tem caráter, não tem palavra, não tem compromisso”, disse Nahim.

Nahim volta a falar sobre o irmão — Em seu blog (aqui), o jornalista Ricardo André publicou nota sobre as palavras de Nahim no final da sessão. “Nahim relatou que disse ao irmão e a mãe de ambos que, o ‘dia em que Garotinho estiver sozinho, sem os bajuladores de plantão, uma pessoa vai lhe dar a mão, eu, que sou o seu irmão mais velho’”.

"Sensação de dever cumprido" — Para Nahim, não há motivo para lamentações. "Apesar de tudo, ainda tive mais de três mil votos. Fiquei na frente de muitos vereadores que venceram. Mas a regra é essa e temos que respeitar. Agora é seguir com a sensação de ter feito a minha parte. Reformamos a Câmara, vamos devolver mais de um milhão ao governo, reajustamentos salários e realizamos o Concurso", disse.

Despedida — Os vereadores Dante (PSC), Papinha (PP), Kellinho (PR) e Altamir Bárbara (PSB) não esconderam a emoção no momento da despedida. Porém, em todos os discursos, a afirmação de que “o dever foi cumprido”. Dante, por exemplo, emocionou os colegas ao  lembrar que, nos últimos anos, venceu batalhas bem mais árduas do que uma eleição. “Venci um aneurisma e, depois, ajudei a minha esposa a lutar contra o câncer. Sei que tudo tem a sua hora e vou continuar enfrentando novos desafios fora desta Casa”, disse Dante, após 12 anos na Câmara.

Até logo? — Altamir se despediu deixando no ar a possibilidade de ficar. “Apesar daquela traição do Mocaiber, o caso ainda vai ser julgado pelo TSE. Se  os votos dele forem validados, eu serei vereador mais uma vez”, disse Altamir.

Reeleitos agradecem — Os vereadores reeleitos aproveitaram a sessão para lamentar a derrota dos colegas e agradecer pelos votos recebidos. “Infelizmente alguns colegas não estarão ao nosso lado na próxima legislatura. Porém, todo político já passou por derrotas. Eu, por exemplo, perdi duas eleições antes de ganhar a primeira, em 2008. Faz parte do aprendizado”, disse o vereador Albertinho (PP), que comentou sobre a evolução da sua votação. “Em 2000 fiz 1.083 votos e fui o quarto mais votado do partido. Na eleição de 2004 tive 1.799 votos e fui o terceiro mais votado do partido. Em 2008 consegui me eleger sendo o segundo mais votado do PP, com 2.580. E, este ano, fui o mais votado do meu partido, com 4.128 votos. Inclusive, este ano, fui o mais votado em Guarus e recebi votos em todas as partes da cidade. Em cada eleição aprendi e continuo aprendendo”, disse Albertinho.

Ausências — Os vereadores Marcos Bacellar (PDT), Rogério Matoso (PPS), Vieira Reis (PRB), Ilsan Viana (PDT) e Jorginho Pé no Chão (PT do B), que não disputaram a reeleição, não compareceram a sessão de hoje.

O vereador Abdu Neme (PR), que se reelegeu, não estava presente por motivo de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS