Casas equilibristas ...
bethlandim 14/12/2012 10:19

Você teria coragem de morar em uma casa equilibrada por pilares ou com cômodos que parecem flutuar sobre o chão? Pois é, a tecnologia moderna aliada a arquitetos audaciosos possibilita a elaboração de projetos diferentes e arrojados. E não pense que eles ficam apenas no papel. Conheça cinco casas que desafiam a lei da gravidade, mas não oferecem nenhum perigo ao morador.

Bélgica Dezenove estacas de aço inoxidável fixadas à terra em ângulos diferentes são responsáveis por deixar esta casa, nas florestas de Hechtel-Eksel, na Bélgica, de pé. Construída por um escritório alemão de arquitetura chamado Baumraum, o imóvel tem dois níveis, suspensos a alturas diferentes – 5,5 e 6,5 metros de altura - e serve como abrigo para as reuniões de uma empresa local.

Estados Unidos Construir uma casa em vários níveis, acompanhando o declive da montanha, ou igualar o terreno? A equipe do Craig Steely Architecture fez melhor: o living do imóvel, que fica em Napa, Califórnia, de mais de 2 mil m² flutua a alguns metros acima do chão, sustentado por pilares de concreto. Assim, foi possível manter a estrutura do lugar, as árvores e as pedras ao redor. Os dois quartos estão localizados na área central da casa, próximos ao chão. Do lado de fora, há uma área de lazer com piscina e uma edícula.

Inglaterra Como este enorme celeiro se sustenta, se um dos lados fica acima do nível do solo, sem apoio, e ainda tem um balanço na ponta? É tudo uma questão de arquitetura e engenharia. O incrível projeto é o primeiro dos cinco contidos na obra Living Architecture, do filósofo e escritor britânico Alain de Botton. Desenvolvido pelos arquitetos da empresa holandesa MVRDV, o Balancing Barn (algo como “Celeiro Balanço”, em português) fica próximo à aldeia de Thorington, em Suffolk, na Inglaterra. A construção funciona como uma casa de veraneio.

Croácia A casa assinada pelo arquiteto Idis Turato está localizada na Riviera Opatija, na Croácia. Sua estrutura, única, chama a atenção: o imóvel tem dois níveis, um deles suspenso sobre a área de lazer. O complexo projeto arquitetônico combina formas retas e equilíbrio, e passa a impressão de que o segundo andar foi rotacionado, ficando fora do eixo. Sob a sombra formada pela construção, uma grande mesa acomoda a família, que pode curtir a piscina ou apenas apreciar a vista.

Espanha Não balança, nem cai, mas à primeira vista esta piscina localizada no alto da casa, em Madri, parece estar prestes a tombar, como uma gangorra. A ideia de instabilidade é intencional, de acordo com os arquitetos espanhóis do escritório Ensamble Studio. O desenvolvimento do processo de engenharia levou um ano para ficar pronto. A demora foi compensada pela construção, que foi finalizada em apenas uma semana. Concreto, aço e vidro são os materiais predominantes no projeto, que tem uma área de pouco mais de 1.300 m².

Novas idéias , sempre são bem vindas...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS