II Marcha pela Igualdade Racial nesta sexta-feira
21/11/2012 19:11

O Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial (CMPIR) realizou nesta sexta-feira, a II Marcha pela Igualdade Racial. O evento contou com a presença de autoridades locais bem como do responsável pela Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, Carlos Alberto de Souza e Silva Junior. O evento integra a programação do CMPIR - que prossegue até o dia 30 deste mês - para marcar o Dia da Consciência Negra em Campos.

 Marcha tem concentração na Praça da Igreja Santo Antônio, em Guarus, seguindo em direção à Praça São Salvador. No domingo (25), às 10h, acontecerá uma disputa de remadores locais ligados ao Projeto Rema Campos, com apoio da Prefeitura, e de atletas vindos do Rio de Janeiro, no Cais da Lapa.

No dia 27 de novembro, às 18h, nas dependências do Museu Histórico de Campos, será realizado um Chá denominado “Minha Essência de Mulher”, contando com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte/ Noroeste Fluminense (IDANNF), que também se incumbirá de desenvolver o Desfile de Jovens Negras, no Shopping Boulevard, dia 30 deste mês, às 19h, com participação das alunas que cursam as oficinas de modelo do órgão.

A presidente do órgão, Salvadora Ribeiro, lembra que o Conselho visa desenvolver atividades como a Marcha e outras priorizando, em caráter consultivo e de monitoração, políticas de promoção da igualdade racial, enfatizando a questão do negro.

- Apesar do caráter essencial e irrevogável das políticas universalistas de combate à pobreza e promoção de direitos, entende-se que são necessárias ações específicas, integradas num conjunto de ações pertinentes a um governo municipal e que tenham como público prioritário a população negra. A função desse conselho é de justamente efetivar essas políticas que tanto levam os negros, em sua maioria, à condição de desigualdade social em todos os aspectos, sejam eles econômico, social, político e cultural. E essa marcha servirá como reforço de nossas ações dentro de Campos - destacou a presidente.

 

Fonte: Secom

                      

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS