Baixo estoque na unidade do HFM
13/11/2012 10:11

Com a proximidade dos feriados da Proclamação da República, comemorado nesta quinta-feira, e do Dia da Consciência Negra, na terça-feira da semana que vem, aumenta a preocupação do Hemocentro Regional de Campos em não deixar faltar sangue em seu estoque. Enfermeira do hemocentro, Isabela Parente explicou que, nesse período, a necessidade de se conseguir doadores se torna maior por causa dos acidentes. “Em época de feriado, as cirurgias eletivas, que não são urgentes, não acontecem, ao contrário dos acidentes”, disse ela.


Ontem, o ônibus do hemocentro esteve na Praça São Salvador para receber doações, como parte de uma campanha promovida por um hotel da cidade, em comemoração à Semana do Hoteleiro, no último dia 9. Mais de 30 pessoas doaram sangue ontem, das 8h às 14h. Uma delas foi a universitária Thamara Cardoso Gomes dos Santos, de 20 anos. “Sempre senti vontade de doar, mas faltava tempo. Como vi o ônibus parado aqui, resolvi entrar. Apesar de ser a primeira vez, não fiquei nervosa, pois amigos meus que já doaram, disseram que é tranquilo. E foi”, afirmou. Hoje, o ônibus estará novamente na praça, das 8h às 17h.


Supervisora de hospedagem, Gisele Pessanha, 32 anos, disse que este foi o segundo ano em que doou sangue por meio da campanha. “Há seis anos que o hotel promove essa campanha, conscientizando funcionários e seus familiares para a importância da doação. Fazemos, inclusive, panfletagem no restaurante do hotel”, afirmou.


Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, ter bom estado de saúde e apresentar a carteira de identidade original, com foto. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano, e as mulheres de três em três meses, no máximo três vezes ao ano. Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer acompanhados do representante legal.

Fernanda Moraes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS