Etanol é a solução para o Brasil, diz presidente da Petrobras
26/11/2012 16:11

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou nesta segunda-feira (26) que o etanol é uma "solução" para o país.

"A prioridade da Petrobras Combustível é o etanol. Estamos investindo em pesquisa, o etanol é a solução para o Brasil (...). Torcemos sobre a volta do etanol para 25%", disse, referindo-se ao percentual na gasolina, hoje em 20%.

"Eu acredito e quem toma essa decisão é o governo, o Ministério de Minas e Energia, que possamos o ano que vem voltar a ter 25% de etanol, não sabemos quando começa, em que mês se dará, mas que a gente volte com 25%", afirmou. Ela disse que a decisão ajuda, uma vez que, se a Petrobras está importando, com mais etanol na gasolina ela importará menos.

Durante evento em São Paulo, Graça reafirmou, ainda, que a companhia "não deixará faltar combustível" no país e que ainda não há data para a estatal aumentar o preço da gasolina.

"Com relação a faltar combustível, não, a Petrobras não deixará faltar combustível", afirmou, ao participar de debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Ela lembrou, contudo, que existem mais de 150 empresas distribuidoras de combustíveis no país. "Respondemos pela nossa BR Distribuidora."

Com relação ao preço da gasolina, a presidente da estatal afirmou que, apesar de não estar com 100% de paridade internacional, a margem da empresa é positiva. "O negócio de refino no Brasil para nós é extremamente positivo. Temos margem positiva e favorável."

Ela lembrou, contudo que a estatal tem um programa de redução de custos operacionais que será lançado no final do ano. "Realmente, temos um refino competitivo. O que tem acontecido é uma perda da margem. (...) Não há data para que a gente aumente o preço da gasolina", disse.

Graça acrescentou que a política de preço da estatal é de médio e longo prazo. "O importante é o mercado estar comprando .Quando tem o mercado comprando aqui dentro tem que cuidar muito bem."

Ela afirmou, ainda, que o desafio e a prioridade da Petrobras é a produção de petróleo. Graça Foster citou o objetivo da estatal de atingir 2,5 milhões de barris de óleo de petróleo em 2016 e 4,2 milhões em 2020.

Royalties
Com relação à questão dos royalties de petróleo, Graça Foster disse que é preciso que a equação seja resolvida o quanto antes, para o andamento das licitações da companhia. “Como executiva da área, quero que seja resolvida da forma de menor desentendimento possível e que haja o máximo de aceitação.”

Acontece no Rio de Janeiro a manifestação "Veta Dilma", cujo objetivo é evitar que a presidente da República sancione o projeto de lei que prejudica o Rio de Janeiro na distribuição dos royalties do petróleo.

Graça disse que não comenta sobre a questão do Rio de Janeiro e afirmou que para a companhia não há diferença sobre o modelo a ser adotado, mas é preciso que a solução seja tomada logo até mesmo para o andamento das licitações da Petrobras. “A equação precisa ser resolvidas, precisamos que existam as licitações.”

Graça ressaltou que, para a Petrobras, "o melhor dos mundos é ter resolvido a questão dos royalties, independente de estar julgando se todos os estados devem ser contemplados ou não".

 
Fonte:G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS