Os benefícios que a corrida traz para o atleta, por Nilo Arêas
Marcos Almeida 15/11/2012 15:39

Entrevista bacana com o competente Mestre em Ciência da Motricidade Humana Nilo Terra Arêas falando sobre corrida, assunto que o dito cujo domina fácil, fácil. Vamos aos fatos:

Porque as corridas de rua atraem tantos adeptos?

N. T - As corridas são procuradas porque são mais livres. O atleta não precisa de academia, de horário de funcionamento, nem fica preso a presença de um professor. É só estar bem orientado, calçar o tênis e começar a corrida. Correr é uma atividade natural do ser humano, ao contrário de comer em excesso ou assistir televisão.

Que benefício traz para o atleta?

N.T - Traz diversos benefícios, tanto no aspecto físico quanto para o social. No caso do físico, a corrida melhora, por exemplo, a digestão, o sono e até o desempenho sexual. Também ajuda a manter o equilíbrio de diversas funções do corpo, como temperatura e pressão. Todo o corpo se beneficia com a prática de exercícios físicos.

Participar das provas também ajuda na interação social. O atleta conhece diversas pessoas que têm o mesmo interesse que ele, ou seja, que gostam de praticar atividade física. É uma troca natural. Além disso, as provas são festivas. São momentos de lazer, de espontaneidade.

Existe também o aspecto de superação. Com o passar do tempo, o atleta se supera. Se hoje ele corria quatro quilômetros, amanhã ele consegue correr oito, depois dezesseis e assim por diante.

Matéria na íntegra, no Jornal Terceira Via

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS