Clínica Tênis Minimalistas e Corrida Descalça
Marcos Almeida 14/11/2012 22:56

Fala Marcão,

Segue abaixo o release da Clínica tênis minimalistas e corrida descalça que estou organizando e que será realizada no dia 8 de dezembro, sábado, às 9 da manhã, aqui em Sampa.

Abs,

Esta clínica promete. Vai ser realizada pelo Sérgio Rocha - Jornalista da Revista Contra-Relógio e corredor de longa data. Vem estudando, pesquisando e correndo exclusivamente com tênis minimalistas e corrida descalça há 3 anos - corredor cada vez mais experiente que visa, exatamente, preencher esta lacuna que existe sobre a teoria e a prática deste ato que é um grande barato.  Apesar de ser em São Paulo, farei o máximo para atender o convite do Sérgio. Mais que recomendo!

Sérgio Rocha, editor de arte e jornalista da revista Contra-Relógio, organiza no dia 8 de dezembro, em São Paulo, uma clínica de adaptação para quem quer correr com tênis minimalistas ou mesmo descalço.

Já faz cerca de quatro anos que o assunto corrida descalça e com tênis minimalista vem ganhando espaço na mídia e entre os corredores, principalmente no exterior. Muitos dos que leram o livro “Nascidos para Correr”, do jornalista americano Christopher McDougall, lançado no Brasil em 2010, ficaram interessados em mudar a técnica de corrida ou se sentiram incentivados a correr descalços. O mercado dos tênis minimalista tem experimentado um grande crescimento exatamente porque as marcas têm se movimentado para suprir essa demanda. Vários modelos têm chegado às prateleiras das lojas, mas os brasileiros têm esbarrado na falta de informação sobre como executar a “Corrida Natural”, modo ao qual nos referenciamos à técnica que devemos adotar quando corremos descalços ou com um tênis mínimo.

“Pensei em fazer a clínica exatamente para preencher esse espaço que existe no Brasil no que diz respeito à corrida descalça. Há muitas crenças e ‘achismos’. Muitos pensam que correr descalço pode causar danos à musculatura, aos pés ou até mesmo aos joelhos. Em minha experiência, vi e senti que isso não é verdade. Esses tênis minimalistas ou pseudo-minimalistas que estão sendo vendidos no mercado não vêm com ‘manual de instruções’. Se você calça um deles e corre da mesma maneira com que faz com os convencionais – usando o calcanhar como primeiro contato com o chão –, você certamente irá se machucar. Para correr com esses tênis, é necessário se reconectar ao jeito que corríamos quando éramos crianças, fase em que não tínhamos a influência dos tênis de corrida modernos, com calcanhar elevado e amortecimento. Portanto, para correr com tênis minimalistas é necessário reaprender a técnica de corrida. A clínica tem esse papel”, afirma Sérgio Rocha.

Há pesquisas que relacionam o contato do calcanhar no início da pisada com lesões e esse movimento é conhecido na biomecânica da corrida como período de breque, pois é como se o corredor pisasse no freio a cada pisada. “Realmente não faz sentido ‘brecar’ quando corremos, pois o que queremos é ir para frente e não para trás. Se pisamos com o calcanhar no chão, geramos uma força de reação diretamente oposta ao sentido da corrida”, completa o jornalista.

Sérgio vem correndo com tênis minimalistas e descalço desde 2009 e nunca mais se machucou. “Já tive lesões com nomes interessantes, como síndrome da banda iliotibial, bursite da pata de ganso e síndrome do piriforme. Quando comecei a minha adaptação aos minimalistas, quase tive uma lesão por estresse no metatarso, mas me corrigi a tempo. Como a maioria das informações a esse respeito estão em sua grande maioria em blogs, site e revistas nos exterior, quero aproveitar para compartilhar minha experiência exatamente para que os corredores não se machuquem no período de adaptação”, diz.

Há também estudos que comprovam que a técnica usada pelos corredores descalços é mais eficiente do ponto de vista do gasto energético. “O corredor não precisa simplesmente correr descalço ou com tênis minimalista. O que importa no final é a técnica da corrida. É possível ser eficiente usando um tênis convencional, embora seja mais difícil executar o gesto esportivo correto quando o pé está todo ‘protegido’, com esse monte de tecnologias que vêm nos tênis. Correr descalço ou com tênis mínimos ajuda o corredor a aumentar a consciência corporal e buscar a melhor maneira de correr“, afirma Sérgio.

A Clínica também será um espaço para quem já tem experiência com os minimalistas ou mesmo descalço possa trocar informações. “Está nos meus planos fazer um site em português que possa também cumprir esse papel. Futuramente, em parceria com a Velocità, pretendo fazer treinos de acompanhamento com o pessoal que fez a Clínica”, completa.

Assuntos abordados na Clínica:

1) O que é corrida natural: estudos e evidências

2) Tênis minimalistas e corrida descalça: conceitos e adaptação

3) Técnica de corrida: os três pilares.

4) Prática: a aplicação da técnica na esteira e análise com vídeo.

Serviço

A Clínica será realizada no dia 8 de dezembro (sábado) na Loja Velocità Moema (Rua Pavão, 342 – São Paulo, SP), das 9:00 às 10:30 da manhã. O custo é de R$ 60 e as inscrições podem ser feitas no site http://www.corridanatural.com.br/clinica

Página da Clínica Minimalista e Corrida Descalça no Facebook:

http://www.facebook.com/ClinicaTMCD

Contato:

[email protected]

Fone: (11) 98285-8238

Sobre o autor da Clínica

Sérgio Rocha trabalha na revista Contra-Relógio desde 2006, corre desde 1997 e começou a adaptação aos tênis minimalistas em 2009, após ter uma lesão durantes os treinamentos para a Maratona de Punta del Este (Uruguai) daquele ano. Sua quilometragem semanal é de cerca de 80 km, sendo que metade dela é feita usando tênis mínimos  e o restante descalço. Seus melhores resultados em provas são todos de 2012, sendo 43:37 nos 10 km, 1h34 na meia-maratona e 3h28 nos 42 km.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS