Tenho pensado…
Marcos Almeida 08/11/2012 07:13

Devido ao homem já ser muito competitivo na vida profissional, talvez não se faça necessário continuar com este personagem no momento de lazer. Quando se está inserido em determinado ambiente ou modo operante de vida, não se consegue perceber o nível de competitividade que se está demonstrando.

Tenho pensado sobre o momento que era para ser de lazer, com viés no progresso e superação pessoal, se transformar em competição desenfreada e com riscos para o bem estar comum. Corre-se, pedala-se, nada-se para superar o próximo e não a si mesmo. Se é atleta de performance e vive-se disto e para isto, maravilha, se não, hoje, tenho dúvidas.

Tenho pensado sobre isto. Para que transformar o momento esportivo para o próximo e não para sí mesmo? Eu me supero para mim ou para os outros? Será que não estamos tão, mas tão competitivos que passamos dos nossos limites físicos e psicológicos e levando mais adiante a possibilidade de perder um pouco as cores da vida?

Pode parecer paradoxal, e é: na evolução do homem não me recordo de ter lido e/ou visto em pesquisas que faço sobre Motricidade Humana que o homem se preparava de forma intermitente, utilizando os tais treinos intervalados. Sei que corríamos para caçar ou para nos proteger, e este ato era continuo ou com pequenos deslocamentos. Agora, ir atrás da comida com 3x4x 400/2? com 3? de descanso entre as séries?

Ok, esta é a evolução para quem quer performance, mas performance não é coisa de atleta? Onde está o prazer de realizar sua pratica física sem se preocupar com tempo, pace, km, bpm – claro que todos estes itens servem para motivar, o que defendo, sendo diferente do ato de Ser Motriz apenas em busca de resultados se se é esportista apenas recreacional.

Ter mais prazer, correr observando o visual – detalhe mínimo que não se consegue quando se busca a tal da performance. Experimentar, estimular os órgãos dos sentidos.: andar (a pé, de bike), remar, correr (descalço, na areia, no morro), e durante tudo isso, parar, observar, sorrir, viver…

Tenho pensando…

Fonte: runningnews

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS