Projeto Driblando Barreiras - SESC Campos - Clodoaldo Silva
Marcos Almeida 21/11/2012 05:40

Muito bom! Belíssima iniciativa do Sesc e somente com nomes de peso que podem ajudar a todos - alunos de escolas públicas e particulares e a nós mesmos - com exemplos de superação que são simplesmente fantásticos. Recomendo!

Contribuir para o desenvolvimento humano e social, que são a base necessária para a melhoria da qualidade de vida de dependentes de comerciários e alunos da rede pública de ensino em um formato propositivo, intensificando as ações de afirmação e promoção Institucional, através da realização de palestras e oficinas esportivas, dentro de uma perspectiva sócio-educativa, tendo como convidadas pessoas que são exemplos de superação, que venceram e se inseriram socialmente, ultrapassando barreiras, enfrentando desafios e condições adversas, impostas pela sociedade, fortalecendo a idéia de que é possível vencer através do caminho do bem, utilizando-se de ferramentas como o esporte, cultura e educação, proporcionando experiências gratificantes que se acrescentam à vida, objetivando o desenvolvimento da personalidade, na medida em que libera os indivíduos dos condicionamentos que o automatizam.

O atleta paraolímpico Clodoaldo silva, natural de Natal, no Rio Grande do Norte, conheceu a natação, no ano de 1996 como processo de reabilitação, dois anos após participou do seu primeiro campeonato brasileiro conquistando três medalhas de ouro, no ano seguinte, obteve suas duas primeiras experiências internacionais, defendendo a seleção de natação nos jogos mundiais da Nova Zelândia e no parapan do México. Uma trajetória esportiva marcada com muitas dificuldades, garra, abdicação, superação e muita, mais muita persistência e perseverança.

O nadador é hoje o maior atleta da história do nosso País e um dos maiores do mundo. Em três paraolimpíadas (Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008), ele coleciona a marca impressionante de 06 medalhas de ouro, 05 de prata e 02 de bronze. Com 13 medalhas paraolímpicas, é o maior ganhador, tanto em quantidade, quanto em qualidade do esporte brasileiro em edições dos jogos paraolímpicos.

Com o slogan: "Eu posso, eu consigo, basta ter determinação", viaja por todo o Brasil, ministrando palestras motivacionais, contando um pouco da sua história e mostrando que tudo é possível. Em 2005, recebeu do Comitê Paraolímpico Internacional o título de melhor atleta do mundo e do COB, recebeu o prêmio de hour concuor, prêmio esse, concedido apenas aos dois Ronaldinhos: O Gaúcho e o fenômeno.

Uma de suas maiores vitórias e orgulho é quando vem uma criança, sem nenhum tipo de deficiência e diz: "Quando eu crescer, quero ser igual a você". Esse é Clodoaldo Silva, campeão e exemplo de vida dentro e fora d'água.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS