"Craques do Passado" com lançamento em Campos
Alexandre Bastos 29/11/2012 16:30
Após realizar por mais de um ano uma série de reportagens sobre ex-jogadores de futebol, que marcaram história no cenário nacional e internacional, os jornalistas Leonardo Barros e Kiko Charret reuniram todos esses personagens no livro "Craques do Passado".  Com coordenação editorial de Marcos Vinícius Macedo Varella e lançado pela editora Nitpress, a publicação reúne a história de cinquenta e dois ex-atletas. Nascido em Campos, o jornalista Leonardo Barros levará o livro até a sua cidade natal. O lançamento será no próximo domingo, dia 2 de dezembro, a partir das 18h, no Boteco Carioca, na Avenida Pelinca. O livro custa R$ 15.  O Boteco Carioca (antigo Saideira) fica na Avenida Pelinca, 296, na esquina com a Rua Álvaro Tâmega.
Em abril, a série ganhou o Prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo, concedido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj), na categoria Interior. Entre os 52 atletas estão grandes nomes do futebol brasileiro, como os campeões mundiais pela Seleção Brasileira: Altair e Jair Marinho (ambos em 1962) e Roberto Miranda (1970). Além deles, outros ex-jogadores, como o atacante Edmundo, o goleiro Wagner e Fábio Augusto. Na ‘escalação’ do ‘Craques do Passado’ também marcam presença o zagueiro Fernando, que cometeu o pênalti que originou o milésimo gol de Pelé, em 1969, no Maracanã, e também o auxiliar da mesma partida, o gonçalense Luis Carlos de Oliveira. “Em um ano e meio de trabalho, que contou com muita pesquisa, conseguimos achar vários personagens da história do futebol brasileiro. Ouvir todas essas histórias foi uma experiência muito boa e única. Agora, com o livro, esse material se tornou um verdadeiro registro histórico para a região”, disse Leonardo Barros, um dos autores do livro.
Além dos ex-jogadores, ‘Craques do Passado’ conta a história da ex-jogadora de handebol, Zezé Sales, que marcou época na Seleção Brasileira. “A ideia era contar a história dos ex-jogadores de futebol que foram destaque no futebol brasileiro. Porém, também encontramos alguns nomes de outros esportes e também da arbitragem. Os leitores gostaram muito e começaram a acompanhar todo domingo”, contou Kiko Charret.
Sobre os autores: Leonardo Barros nasceu em Campos dos Goytacazes, em 1987, começou a carreira como estagiário do Jornal O São Gonçalo, onde atualmente ocupa o cargo de repórter. Por dois anos, trabalhou na Folha da Manhã, de Campos, onde foi repórter e chefe de reportagem. Em 2011, cobriu a Copa América da Argentina ‘in loco’, além de outras competições esportivas disputadas no Rio de Janeiro. Kiko Charret, nasceu em São Gonçalo, em 1968. Iniciou a sua trajetória no fotojornalismo no Nosso Jornal, em São Gonçalo. Atualmente ocupa o cargo de coordenador de fotografia do Jornal O São Gonçalo. Especialista na editoria de Polícia e Esportes fez o curso para jornalistas em ambientes hostis oferecido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), na Argentina. No currículo, Kiko possui uma menção honrosa no prêmio Vladimir Herzog, em 2006, e, no mesmo ano, venceu o Festival de Inverno de Bonito, em Mato Grosso do Sul.
Serviço:
Livro: Craques do Passado
Páginas: 141
Categoria: Esporte
Autor: Leonardo Barros e Kiko Charret
Preço: R$ 15,00
Editora: Nitpress
Contato: Leonardo Barros (21) 9797-6233
Email: [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS