Em Campos, crianças ainda esperam pelo leite especial
Alexandre Bastos 27/11/2012 15:33
[caption id="attachment_13750" align="aligncenter" width="656"] Reprodução do G1[/caption]

Matéria exibida hoje (27) no RJ Inter TV 1ª edição informa que, em Campos, 200 famílias estão cadastradas na Secretaria de Saúde no Programa de Intolerância Alimentar. As crianças, que sofrem de intolerância à lactose, uma alergia ao leite comum, precisam tomar um composto nutritivo, uma espécie de leite especial, que é distribuído pelo município. No entanto, segundo as mães das crianças, o produto está em falta, sem explicação.

Em alguns casos, a orientação médica recomenta o consumo de oito latas do suplemtento por mês. Cada uma custa cerca de R$ 200. A secretaria de Saúde de Campos é obrigada a distribuir o leite para crianças que têm distúrbios alimentares. A maior parte das crianças atendidas toma o leite especial que é indicado para casos de alergia grave. Sem o alimento para receber e sem dinheiro para comprar, muitos pais tiveram que procurar a Justiça.

O filho da autônoma Patrícia Alvarenga só pode tomar água e o composto. Desde setembro, ela recebe ajuda de amigos. O gasto já soma mais de R$ 5 mil para comprar o leite. O juiz garantiu a ela o direito a receber o dinheiro de volta da prefeitura, além de um novo estoque de leite, mas nada disso aconteceu, como mostrou a reportagem do RJ Inter TV 1ª Edição.

Prefeitura se explica — Por meio de nota, a diretora de Nutrição, Cristiane Ambrósio, confirmou que houve atraso na aquisição de algumas fórmulas devido aos problemas administrativos e à burocracia, mas informou que a distribuição de Neocate e de Pregomim, como são conhecidos os suplementos,  vem sendo feita semanalmente, a fim de atender a todos os assistidos do programa. Ela explicou que houve um atraso na entrega das duas fórmulas na última semana, em função do feriado, mas o material foi recebido pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (23), quando a distribuição voltou a ser realizada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS