Dilma defende 'uso responsável' dos royalties
Alexandre Bastos 27/11/2012 12:13

A quatro dias do prazo final para sancionar a nova lei de distribuição dos royalties do petróleo a presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira a utilização “responsável” dessa riqueza. Sem entrar no mérito da disputa entre estados produtores e não produtores, a presidente respondeu de forma genérica a pegunta de uma cidadã paulista que enviou carta para o "Conversa com a Presidente", uma coluna semanal distribuída pela Presidência da República e publicada em jornais como a Folha da Manhã.

 Raianne Justus Bezerra de Almeida, de 31 anos, engenheira de Lençóis Paulista, perguntou se o Brasil já produz petróleo na camada pré-sal e quanto. "Sim, Raianne, o pré-sal tornou-se realidade e já produz, nas bacias de Santos e de Campos, mais de 200 mil barris por dia, 10% de toda a produção de petróleo no Brasil", respondeu a presidente: "Até 2016, o pré-sal deverá contribuir com 31% da produção total do país, graças ao investimento da Petrobras e de outras empresas instaladas no país, muitas em parceira com a empresa brasileira".

Segundo a presidente, estes investimentos estão estimados em US$ 93 bilhões, dos quais US$ 69,6 bilhões serão aportados pela Petrobras. "O petróleo do pré-sal é uma imensa riqueza que se destaca não só pelo tamanho, como também pela qualidade". Dilma disse que a exploração do pré-sal vai significar mais encomendas de bens e serviços no Brasil, criando oportunidades  de negócio, e concluiu: "E usando de forma responsável os recursos dos royalties, teremos um passaporte para transformar o Brasil em um país muito mais desenvolvido e com mais oportunidades para toda a população".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS