OGX diz que tem 1 bilhão de barris de petróleo em Campos
Alexandre Bastos 10/11/2012 00:27
[caption id="attachment_13587" align="aligncenter" width="368"] OGX, de Eike Batista, afirma que exploração está avançando [/caption] Da Veja:

A OGX, empresa de petróleo da holding EBX, do empresário Eike Batista, disse ontem (09) que espera recuperar cerca de um bilhão de barris óleo e gás a partir de dois blocos que possui na bacia de Campos, em parceria com a norueguesa Maersk.

Os prospectos de Cozumel, Tulum e Cancun, no bloco BM-C-37; e os prospectos de Viedma e Cotopaxi, no bloco vizinho BM-C-38, possuem entre 861 milhões a 1,196 bilhão de barris de óleo recuperável e gás natural equivalente (boe), segundo a empresa em uma apresentação dos resultados trimestrais aos investidores. Se comprovado, seria petróleo suficiente para abastecer todas as necessidades de petróleo dos Estados Unidos – o maior consumidor mundial da commodity – por quase dois meses, de acordo com o BP Statistical Review of World Energy e a Reuters. A OGX detém 70% dos blocos de petróleo e a Maersk possui o restante. A parte da OGX seria de 603 milhões a 837 milhões de boe, diz o comunicado.

Aumento da produção – A OGX informou que pretende iniciar em dezembro a produção do terceiro poço do campo de Tubarão Azul, disse seu diretor-financeiro, Roberto Monteiro, em teleconferência ontem. Atualmente, a empresa possui dois poços produtores no local, com extração média de 5 mil barris de petróleo por dia cada um. O executivo disse que o volume de produção do terceiro poço poderá ser conhecido em janeiro.

Relatório do banco Citi desta sexta diz que há uma expectativa de produção de 7 mil barris diários de petróleo para este último poço – maior que a dos dois primeiros. "Há uma boa chance de o novo poço superar os dois primeiros poços. Estimamos que poderia chegar a uma taxa máxima de 7 mil barris/dia. As taxas de fluxo acima dos poços atuais poderia abrir espaço relevante para a melhoria dos ganhos da OGX em 2013/2014", disse o banco.

A OGX espera entre 18 milhões e 20 milhões de barris recuperáveis de óleo por poço em Tubarão Azul ao longo de sua vida útil. A empresa acredita que há entre 209 e 270 milhões de barris de óleo recuperável e equivalentes de gás natural no local. A expectativa inicial da empresa era atingir uma produção de 40 a 50 mil barris por dia com três poços produtores no fim de 2012. Mas a meta foi adiada para 2013. Tubarão Azul é a única área da OGX que produz petróleo atualmente.

A empresa anunciou também que iniciou na última quinta-feira a perfuração em poço de Cozumel, na bacia de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS