O que a política ensina?
Alexandre Bastos 04/11/2012 15:29

Escutamos o tempo todo que viver é um eterno aprendizado, que todos os dias são diferentes e que cada experiência, boa ou ruim, é importante. Tudo bem, concordo. Mas quem acompanha o ambiente político de perto sabe que se trata de uma espécie de vida em um grau mais elevado. Tão elevado que a morte não é o fim. Na política é possível morrer mais de uma vez. Tudo depende da ocasião, do dinheiro e das articulações.

Na década de 80, o líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva dizia que José Sarney era um dos culpados pelos problemas do Brasil e que a Rede Globo era um câncer. Hoje, aquele líder sindical já foi presidente da República duas vezes  e diz que o mesmo José Sarney não pode ser tratado como um homem qualquer. E a Globo? Foram oito anos de casamento. Algumas briguinhas e muito amor.

A política ensina que ódios comuns acabam gerando alianças e que existem os políticos que precisam de dinheiro para fazer política e os que precisam da política para fazer dinheiro. Além disso, aprende-se que é preciso vender o que as pessoas desejam comprar. O que vemos hoje são emoções e textos ensaiados.

O saudoso escritor Millôr Fernandes, ao ser indagado sobre o que é ser político, disse que se trata de um sujeito que engole sapos sem ter indigestão, não possui religião e corteja todas é, no meio da mais degradante desonra, encontra uma saída honrosa. Um politiqueiro nunca pisa em seus amigos sem pedir desculpas e sempre corre para a bilheteria quando avisam  que o circo está pegando fogo.

É lógico que existem exceções. Pouco antes de morrer, aos 76 anos, o senador amazonense Jefferson Péres, usou a tribuna do Senado para dizer que estava cansado. Ele disse que Brasília virou “um faz de conta” e que estava desistindo da política. “Meu desalento é profundo. Pode ser que em breve o Fernandinho Beira Mar vença uma eleição”, disse Jefferson, que em seu desabafo deixou claro que a política nos dias de hoje só ensina o que ninguém precisa aprender.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS